sábado, 27 dezembro, 2025
Ultimas noticias

Estudantes de Içara vencem Olimpíada Nacional Globe

Por Alexandra Cavaler

 

A educação pública de Içara está mais uma vez em destaque nacional. Um grupo de estudantes da Escola de Educação Fundamental Dimer Pizzetti, do bairro Liri, retornou de Natal vencedor da Olimpíada Nacional e também com o melhor projeto científico da categoria geral da Feira Nacional do programa Globe Brasil. Além de Içara, os estudantes representaram o estado de Santa Catarina.

Os alunos Maria Antônia Stone Avena de Oliveira, Miguel Silva de Oliveira, Gustavo Figueira Alves e Sofhia Biava de Villa, sob a orientação do professor Alisson Porto de Jesus, desenvolveram uma pesquisa científica sobre a cobertura do solo e a ocupação das margens do Rio Três Ribeirões, que passa próximo à escola. O estudo analisou como o uso e a ocupação do solo influencia a preservação das nascentes e a qualidade ambiental do curso d’água.

Para o professor Alisson, as conquistas na Olimpíada são resultado de um trabalho de dedicação e curiosidade científica. “Os alunos aceitaram o desafio, passaram com maestria as etapas as quais foram intensas, com prazos curtos e uma nota de corte alta, acima de 9,5. Mesmo assim, eles se superaram e fizeram um trabalho incrível”, destacou acrescentando: “Eles conheceram quatro municípios do Rio Grande do Norte em locais como manguezais, praias e caatinga. Nestes lugares, coletaram dados que os ajudaram a produzir um projeto de intervenção. E como resultado receberam quatro medalhas nas categorias individuais, três de pratas e uma de bronze. E foram a equipe campeã geral nacional da Olimpíada. Motivo de muito alegria para todos nós”.

Melhor equipe do Brasil

O projeto vencedor idealizado pelos alunos foi a construção de um tijolo ecológico (ecobrick) com lixo retirado do mangues. “Foi impressionante, pois os nossos alunos fizeram a coleta do lixo, produziram o Ecobrick e apresentaram os seus dados coletados e seu protótipo de tijolo para os jurados e foram escolhidos a melhor equipe do Brasil. Cabe ressaltar que entre os jurados estavam a representante da Agência Espacial Brasileira, o diretor de ensino da Agência Espacial Brasileira, a diretora da Controladoria nacional de satélites do INPE, o reitor da UFRN, os coordenadores do Programa Globe no Brasil e Colômbia e a coordenadora do Programa da NASA nos EUA, ou seja, um time de avaliadores de alto nível”, ressaltou orgulhoso o professor.

Programa GLOBE

O Programa GLOBE (Global Learning and Observations to Benefit the Environment) é uma iniciativa internacional de educação científica e ambiental criada pela Nasa e desenvolvida no Brasil em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A proposta incentiva estudantes a atuarem como cientistas cidadãos, realizando observações e compartilhando dados com a comunidade científica global.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis