Estudantes da Escola SESI Criciúma se destacam em mundial de robótica na Arábia Saudita

Estudantes da Escola SESI em Criciúma se destacaram no mundial de robótica promovido pela Fórmula 1, tradicional corrida de carros que consagrou brasileiros como Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna.

 

Eles conseguiram a segunda volta mais rápida da competição, com o tempo de 1.234 segundo (a Alemanha venceu com 1.233 segundo). Também foram finalistas na categoria sustentabilidade (premia o projeto de miniatura de carro mais sustentável).

 

A final foi nesta terça (26), na Arábia Saudita. Foi acompanhada por personalidades como o piloto espanhol Fernando Alonso, bicampeão da F1 (2005 e 2006).

 

*BRASIL*

 

Os catarinenses representaram o Brasil no torneio, disputado por potências como China, Japão, Estados Unidos, Alemanha e Grã-Bretanha. A vaga foi conquistada no ano passado, com a segunda colocação na etapa nacional da competição.

 

Eles disputaram provas de arrancada com uma miniatura de carro de F1 que mede 50 centímetros, pesa pouco mais de 50 gramas, é movido por dióxido de carbono (CO2) e atinge até 70 km/h.

 

Também foram testados em provas de gestão, em que as equipes deveriam mostrar capacidade de administrar o projeto, cuidando de temas como orçamento, sustentabilidade e marketing.

 

*TRADIÇÃO*

 

Esta foi a terceira vez que estudantes de Escolas SESI em Santa Catarina participaram do mundial de robótica da F1. As outras foram em Cingapura, em 2021, e na Inglaterra, em 2022.

 

A lista de feitos inclui títulos da etapa nacional em 2020 e 2021, e dois vice-campeonatos brasileiros em 2023 e 2024.

 

A equipe da Escola SESI que competiu na Arábia Saudita é formada por estudantes do ensino médio. Eles prepararam o carro em miniatura na escola, em horários complementares de estudo, com apoio de parceiros.

 

*ENSINO*

 

Robótica é um dos temas de destaque na abordagem de ensino usada nas Escolas SESI, chamada STEAM. Trata-se de sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

 

Nesta abordagem interdisciplinar, os estudantes aplicam tecnologias em projetos que se utilizam da ciência, da matemática, da engenharia e das artes como ferramentas de investigação de problemas reais.

 

*O TIME*

 

Nome: Equipe Alpha Scuderia Sesi Senai Criciúma:

Integrantes

Pedro Guilherme Rosa Lutz, 19

Sofia Ferreira Scarsi, 16

Sofia Coelho Pereira, 16

Arthur Oliveira da Silva, 19

João Pedro Albino Neto, 18

Renato Cardoso Antunes Junior, 18

Técnico: Cleber José Marinho Junior

 

Conheça o projeto dos alunos: https://www.teamalphascuderia.online/

Assista a cerimônia da final: https://www.youtube.com/live/04XiSZBEviE

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis