O sistema de estacionamento rotativo de Içara vai completar dois meses de funcionamento neste sábado, mas ainda passa por mudanças. As mais recentes estão em projeto de lei encaminhado esta semana pelo Executivo à Câmara Municipal. A matéria foi protocolada na segunda-feira e, no mesmo dia, recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, entrou na ordem do dia e foi aprovada em primeira votação por unanimidade.
Com as alterações, não será mais cobrada a taxa de serviço de idosos, pessoas com deficiência e de veículos de carga e descarga. Além disso, serão eliminadas do rotativo cerca de 200 vagas, localizadas nas ruas Vitória, Amaro Maurício Cardoso e avenida Procópio Lima. Também não haverá cobrança no intervalo do almoço, entre 12 e 13 horas. O horário de funcionamento começa mais tarde, às 8h15min e não mais às 8 horas, e termina um pouco mais cedo, às 17h45min e não mais às 18 horas. No conjunto, serão 30 minutos a menos.
O prefeito Murialdo Gastaldon lembra que as medidas são resultado de uma discussão realizada entre a empresa que venceu a licitação para implantar o rotativo em Içara, juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que fez as solicitações, e a prefeitura. “Nós chegamos a um consenso em vários pontos e para fazer essa mudança no contrato precisamos da alteração na legislação. Com a aprovação, a prefeitura poderá fazer o primeiro aditivo no contrato, para trazer essas melhorias ao conjunto da população”, explica o chefe do Executivo.
Motos continuam isentas, desde que estacionadas nos locais disponibilizados para elas. A partir da aprovação, esse tipo de veículo também poderá estacionar em vagas reservadas a automóveis, desde que haja o pagamento correspondente.
Especial Jornal Gazeta