Quantas vezes nos questionamos no dia a dia se realmente estamos no lugar certo, fazendo aquilo que amamos e se é isso que desejamos para nossas vidas e carreiras.
É comum existirem dúvidas em algumas situações. O fato é, que precisamos nos atentar aquilo que sentimos, como nos vemos diante das situações e se estamos convictos de que queremos permanecer por um longo tempo fazendo o que fazemos.
Reflexões que valem a pena serem consideradas:
1) Pense no que move você, o que é importante, o que faz sentido dentro das suas expectativas;
2) Planeje-se. O planejamento faz com que você se sinta mais seguro. Mesmo nem sempre sendo possível, quanto mais habitual isso for, maior a probabilidade de ter um bom resultado;
3) Dê a você mesmo, a chance de se experimentar em outros lugares, com outras pessoas, outras formas de pensar e ver o mundo. Isso possibilita que você esteja mais aberto a novas escolhas;
4) Não se paute apenas em suas vivências do passado. Talvez as coisas não tenham saído conforme você esperava. Aproveite para utilizar isso como impulso para uma nova experiência;
5) Por último e não menos importante, respeite o que você sente. Compreender um pouco que seja sobre suas próprias emoções, faz com que você seja mais autêntico e consiga regular o que sente, sem maiores sofrimentos.
Respeitar a si mesmo significa valorizar aquilo que você tem de melhor, saber o que quer e correr em direção de suas metas. No seu tempo, compreenderá que é mais importante estar em paz com suas escolhas e expectativas, em vez de esperar respostas de outras pessoas.
Valide seus pequenos passos, seus avanços e o que você consegue atingir. Essa relação íntima consigo mesmo e o carinho que se propõe oferecer nas pequenas coisas que acontecem, elevam sua satisfação e autoestima, e, consequentemente sua saúde emocional.
Aline Castagnetti Borges
Psicóloga Clínica CRP-SC 12/14464
Atendimentos em Criciúma e Araranguá. Telefone para contato (48) 9.9944.3533.