O Pacto pela Educação não é um projeto novo em Santa Catarina, porém as escolas içarenses contempladas pelo programa ainda não foram beneficiadas pela ação do Governo do Estado. E segue a indefinição de quando de fato as melhorias serão executadas. Enquanto isso, as unidades continuam recebendo apenas os reparos básicos.
“O Antônio Colonetti, do bairro Jaqueline, é a escola em que está mais encaminhada. Já está com tudo aprovado, porém há uma pendência quanto à empresa relatar todas as despesas com a reforma, para que então possa ser licitado e assim se defina quem vai executar a obra na escola”, relata a gerente regional de Educação, Jucilene Fernandes.
No início do ano, chegou a ser cogitado que em junho pudesse ser assinada a ordem de serviço para a obra, algo que não se confirmou. Quanto a uma nova data para que isso se realize, a gerente prefere não estipular. “A burocracia acaba complicando, infelizmente”, responde.
O projeto proposto para escola contempla a melhoria da rede elétrica, a troca da cobertura, a colocação de pisos e azulejos nas salas de aula, reforma da quadra, além de melhoria no piso do pátio coberto. O projeto prevê ainda a construção de cinco novas salas de aula, um auditório para 100 pessoas e uma nova sala dos professores. Os serviços estão orçados em aproximadamente R$ 2,8 milhões.
Especial Jornal Gazeta