A educação de Içara segue em constante transformação. Já iniciou a construção de um novo prédio que irá abrir instalações da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Rafael, localizada na comunidade de Terceira Linha. O espaço, que atualmente, abriga aproximadamente 400 alunos irá dobrar a capacidade, podendo atender até 800 estudantes. As obras já estão em andamento no local.
De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Gerusa Bolsoni, a intenção é fazer um espaço moderno e confortável para a comunidade. “Tanto moradores quanto estudantes terão uma escola diferente que terá salas amplas e confortáveis em que estamos fazemos pensando junto ao desenvolvimento da cidade”, disse.
No local da construção, junto a atual edificação, estão sendo construídas mais salas, que vão representar no total, 14 salas para aprendizado, incluindo salas de arte, informática e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de refeitório, sala da direção, secretaria, auditório, que também poderá ser utilizado pela comunidade e um local protegido e seguro para desembarque de estudantes.
Na avaliação do vice-prefeito Sandro Giassi Serafin, essa construção irá transformar a vida da comunidade. “Os alunos não vão pegar mais chuva ao desembarcarem do ônibus, contando com mais segurança. Quem da região que está fora e retornar, vai se surpreender com essa estrutura e se a comunidade está satisfeita, toda a cidade está”, destacou.
A ampliação e reforma da EMEF São Rafael tem prazo de execução de até 14 meses, mas deverá ser finalizada até o fim de 2020, para iniciar o ano letivo de 2021. Foram investidos R$ 4.069.345,99 com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e com recursos próprios. A empresa responsável pela obra é a MCF Construções.
Colaboração: Giovane Marcelino/Imprensa PMI