As atividades desenvolvidas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Arlete Bitencourt Lodetti, localizada no bairro Raichaski, que este ano comemora 40 anos de fundação, contribuindo na educação e desenvolvimento da comunidade içarense, foram apresentadas na Câmara Municipal de Içara.
No espaço destinado ao horário político da sessão ordinária realizada terça-feira (21), a diretora escolar Juliana Rocha Canarin Carvalho informou que a escola foi fundada em 1986 com apenas duas salas de aula e 134 estudantes, e com o passar dos anos tornou-se uma instituição sólida, reconhecida pelo compromisso com a educação, pela dedicação de seus profissionais e incentivo constante ao desenvolvimento de seus alunos.
“Atualmente, a escola atende cerca de 650 alunos distribuídos em 26 turmas do primeiro ao 9º ano do ensino fundamental, contando com aproximadamente 80 profissionais entre professores, equipe pedagógica e funcionários”, afirmou Juliana. Na oportunidade ela ressaltou que os alunos têm sido incentivados a participar de diversas olimpíadas do conhecimento e programas educacionais, ampliando seus horizontes, com participação em importantes cenários estaduais, nacionais e internacionais. Entre as conquistas destacam-se a participação na Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas, OBMEP, OBMEP Mirim, Prêmio à SIC de Matemática, Olimpíada Brasileira de Astronomia OBA, Olimpíada Brasileira de História.
“Em 2026 o reconhecimento ultrapassou as fronteiras para a participação na ITMC de matemática realizada na Tailândia, com quatro alunos e com os convites para AIMO no Vietnã e para WMI no Japão”.
A escola também participou com quatro alunos no intercâmbio do projeto Içara City in the World, realizado em Londres. “Essas oportunidades representam muito mais que resultados acadêmicos, simbolizam o esforço conjunto de alunos, professores, famílias e de toda a comunidade escolar que acreditam no poder transformador da educação”, destacou Juliana Carvalho.
A escola ainda conta com os programas Defesa Civil na escola, Bombeiro Mirim, Proer, Saídas de Estudos, Projeto de Leitura e Jornada Alimentar.



















