Transformar problemas em soluções empreendedoras. Este é o desafio a partir de agora para estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola Maria da Glória e Silva. Ao todo, 27 jovens fazem parte da quarta turma do Geração Empreendedora desenvolvida pelos núcleos de mulheres e jovens da Associação Empresarial de Içara. As aulas – realizadas pela primeira vez no bairro Aurora – iniciaram nesta semana e seguirão até setembro. Ao final, os times passarão por uma banca municipal para seleção de um projeto à fase estadual.
“O Geração Empreendedora proporciona habilidades práticas como criatividade, liderança e resolução de problemas. Durante a jornada, os jovens aprendem a identificar oportunidades de negócio e desenvolver ideias inovadoras. Além disso, a experiência GE estimula a autoconfiança e responsabilidade, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. Ao cultivar uma mentalidade empreendedora, os jovens se tornam agentes de mudanças e protagonistas na construção de seu futuro”, ressalta a coordenadora-voluntária do projeto em Içara, Daiana Bressan.
O GE utiliza uma metodologia desenvolvida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina em sinergia com os conselhos estaduais de mulheres (Ceme) e de jovens empreendedores (Cejesc) em cinco etapas: capacitação (play), avaliação, seleção, vivência empreendedora e formatura. Mais de 3,7 mil jovens já participaram do programa em todo o estado. Nesta edição, aproximadamente 200 voluntários distribuídos em 65 cidades vão fazer parte da trilha de aprendizado dos estudantes e também promoverão o contato deles com empreendedores locais.