Buscando auxiliar no desenvolvimento educacional de crianças do bairro Sanga Funda e comunidades próximas, em Içara, a escola José Fernandes Silveira chega este ano a um momento especial. A unidade escolar celebra 75 anos de fundação e, por conta disso, durante o ano todo serão realizadas atividades que valorizem a história da instituição.
“Os 75 anos de fundação foram celebrados no último dia 25, no entanto, como era começo de ano letivo, até para que pudéssemos trabalhar ao longo de todo o ano com as crianças e a comunidade escolar este tema, nós optamos por fazer as principais atividades desta celebração no mês de agosto, quando é celebrada a data de aniversário do patrono da escola”, informa a diretora da instituição, Márcia Beatriz Fernandes.
Márcia, aliás, é neta de José Fernandes Silveira. “Quanto às atividades que serão desenvolvidas para celebrar a data, a gente ainda vem discutindo o que será possível fazer, o que vamos fazer ao certo. Mas o nosso planejamento é para que seja trabalhado algo que envolva a recordação de coisas antigas utilizadas na escola, como por exemplo: mimeógrafo, as primeiras lousas, entre tantas outras coisas. A nossa ideia é atuar desta forma e que seja possível fazer exposição dessas coisas”, projeta.
Escola do ex-prefeito
Não há um relatório específico de quantos estudantes a escola já teve ao longo de sua história, mas a diretora garante que com certeza ao longo dessas mais de sete décadas ela formou importantes nomes para o município. Atualmente, com turmas da primeira etapa do ensino fundamental, de primeiro ao quinto ano, são 248 alunos que frequentam a unidade. “A escola José Fernandes sempre foi um exemplo no seu ensino e com certeza quem passou pela escola teve um grande aprendizado. Nesta escola, por exemplo, já estudou um ex-prefeito de Içara, no caso, Gentil da Luz. Isso faz parte da história de nossa escola”, enaltece a diretora.
Antiga Escola Reunida Sanga Funda
Em 2018, celebra-se 75 anos de história da escola municipal de ensino fundamental José Fernandes Silveira. Mas nem sempre ela levou este nome. De acordo com a atual diretora da instituição, a primeira denominação da unidade foi Escola Reunida Sanga Funda, algo que era normal na época em que houve a fundação.
“Em 25 de março de 1943, com a ajuda da comunidade, foi fundada a Escola Reunida Sanga Funda. Mas neste período houve um incêndio e o José Fernandes Silveira era uma pessoa muito importante na comunidade, inclusive foi quem buscou a energia, e doou terreno, enfim, auxiliou bastante nas questões da comunidade e consequentemente da escola. Faleceu em 1974 e em 1976 então alteraram o nome, passando a carregar o seu nome”, aponta Márcia.
Ainda conforme informações trazidas pela diretora, um dos motivos que efetivaram a criação da escola foi a necessidade de um ambiente para que as crianças pudessem iniciar o aprendizado sem se deslocar para comunidades próximas. A situação permanece até hoje. “Sem a escola, as crianças da comunidade tinham que ir estudar em Vila Nova (bairro de Içara) ou em Balneário Rincão, o que fazia com que as coisas fossem dificultadas. Com a escola tudo melhorou”, comenta.
Especial Jornal Gazeta