A escola Professora Salete Scotti dos Santos, localizada no Centro de Içara, deu mais um passo na busca por oferecer cursos técnicos na instituição. A documentação para o alvará deverá ser encaminhada para o Conselho Estadual de Educação nos próximos dias. Atualmente, a escola da rede pública estadual oferece apenas o ensino médio.
Segundo a diretora, Lilian Mendes, a ideia é facilitar a preparação dos moradores locais para o mercado de trabalho. “A maioria sai de Içara em busca de cursos técnicos e também tem pessoas que já terminaram o ensino médio e não conseguiram entrar em um curso superior, assim elas poderiam fazer um curso que as ajudasse na inclusão no mercado de trabalho”, comenta.
Os cursos iriam funcionar como contra turnos das aulas do ensino médio. A intenção inicial é disponibilizar os cursos de Administração, Magistério e Manutenção de Computadores e posteriormente verificar a possibilidade de incluir novas capacitações. “No ano passado nos reunimos com entidades e agora o processo está em andamento. Nossa expectativa é que já em 2019 podemos dar início aos cursos”, diz Lilian.
No estágio inicial, foram feitas reuniões com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e com a Associação Empresaria de Içara (ACII), para fazer um levantamento sobre as necessidades do município para saber quais cursos técnicos poderiam ser implantados. “Não é um projeto complicado de se trazer, por isso que acreditamos que seja possível realmente trazermos cursos para a nossa cidade, com a escola Salete Scotti dos Santos como sede”, avalia a diretora.
Lilian lembra que atualmente mais de 70% dos alunos da instituição são trabalhadores, sendo que apenas alguns participam de programas como o Jovem Aprendiz. “Queremos preparar ainda mais os jovens de Içara, porque sentimos esta necessidade. Içara conta com grandes empresas e elas buscam mão de obra qualificada, porém não conseguem, então dentro da nossa estrutura queremos fazer com que os jovens tenham qualificação”, finaliza.
Especial Jornal Gazeta