O início do ano letivo em Içara, que está marcado para o próximo dia 19, terá uma unidade educacional de ensino fundamental a menos. Isso acontece porque a escola Cézar Muneretto, do bairro Vila São José, teve as suas atividades oficialmente interrompidas, inclusive com decreto já publicado. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, a falta de alunos motivou ao fechamento da escola.
“A gente vem trabalhando bem esta questão de zoneamento, para que os estudantes realmente fiquem na escola mais próxima de onde moram. Em anos anteriores haviam estudantes que saíam por exemplo do Amanda Costa (condomínio residencial) para ir até a Cézar Muneretto, sendo que havia escola mais próxima que poderia atender. Diante disso, nesta escola houve a matrícula de apenas cinco estudantes, então não há justificativa de manter toda uma equipe para esta demanda”, pondera a secretária.
De acordo com ela, esses estudantes foram transferidos para outras unidades, especialmente a escola São Rafael, da comunidade de Terceira Linha. “Eles continuarão tendo o direito ao transporte. Não foi nada definido por gabinete, tudo muito bem conversado com os pais”, enfatiza. Ainda segundo Gerusa, os professores efetivos da unidade já foram transferidos para outras escolas.
Entretanto, ela lembra que o local não ficará ocioso. O CEI Reino Encantado será levado para lá, já que conta com uma estrutura maior. E, no local do CEI, então ficará o centro de produção de materiais para o ensino especial, que até então funcionava em uma sala na escola Maria Arlete Bittencourt Lodetti, no bairro Raichaski, que agora voltará a ser palco de aulas.
Especial Jornal Gazeta



















