terça-feira, 30 dezembro, 2025
Ultimas noticias

Erradicação do trabalho infantil é tema de encontro

A primeira reunião intersetorial promovida pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Içara, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 10, no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Donato. Dentro do tema “A defesa dos direitos da criança e do adolescente e a relação com a profissionalização”, o sociólogo João Guilherme Cechelero Bento conversou com os participantes, que formaram um grupo intersetorial de trabalho para o combate a erradicação do trabalho infantil.

“É engraçado em pleno século XXI, estarmos discutindo a erradicação do trabalho infantil. Este assunto já era para estar superado, era para gente estar fazendo outros debates com relação às crianças, muito mais avançados do que erradicar um problema que a sociedade já teve tempo, condições e recursos suficientes para isso. Lugar de criança é na escola, pois  quanto mais tempo de escolaridade e instrução, torna-se um ser humano melhor e mais produtivo no futuro”, coloca o prefeito Murialdo Gastaldon.

Para o vice- prefeito Sandro Giassi Serafin, este tema é muito importante e deve ser debatido a cada dia. “Quando temos uma criança na escola, plantamos em sua cabeça uma semente muito importante que é a qualificação, o bom caminho, os princípios e valores morais que todos nós desde criança precisamos. É importante termos a união das secretarias, para que esse tema seja cada vez melhor estudado e as empresas que estão aqui ingressarem nesse projeto do jovem aprendiz”, destaca.

Dados

Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 apontaram que Içara apresentava na época, 627 crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos com algum tipo de ocupação. De acordo com o diagnóstico Intersetorial Municipal de Içara, em 2015, o potencial de cotas para a contratação de jovens aprendizes a ser cumprido com base na estrutura empresarial do município de Içara até agosto de 2015 era de 377 vagas para contratação e somente 194 foram preenchidas. “Os dados apenas afirmam a necessidade de esclarecer a classe empresarial da importância da abertura de novas vagas para nossos jovens ajudando assim a erradicar o trabalho infantil do nosso município”, destaca a coordenadora do Peti, Rita de Cássia Jaques.

Atualmente a cidade conta com estratégias para proteção da criança e adolescente.  São realizadas ações para ampliar o atendimento socioeducativo e familiar, que consistem em iniciativas territorializadas e intersetoriais voltadas a aceleração da erradicação do trabalho infantil a partir da ação articulada entre as coordenações estaduais e municipais.

 

Colaboração: Imprensa PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis