A equipe de Robótica do Colégio Unibave, de Orleans, participará no sábado (14) da etapa nacional do Robotics Experience, que será disputada em Blumenau. O time é formado por cinco alunos do ensino fundamental: João Feltrin Pizzolatti, Klaus Alves da Silva, Otávio da Silva Volpato, Simmon Veronezi Salvador e Teodora Wayhs Righetto.
Eles foram orientados e treinados pelo professor de Robótica Stéfano Nesi, e contam ainda com a participação de um tutor, que pode acompanhar os alunos na área da competição. Esse papel será desempenhado pelo pai de Simmon, Rafael Veronezi Salvador. A equipe ganhou a vaga após disputar o campeonato regional, realizado no ano passado em Criciúma.
O objetivo da competição é solucionar os desafios apresentados, com um robô, no menor tempo possível. A união e cooperação entre os alunos também serão avaliadas.
Para Teodora, a disputa realizada em 2023 foi tensa, mas, apesar disso, o objetivo foi concluído. “Foi bem legal e, quando saiu o resultado, a gente ficou bem feliz.” Já Klaus lembra que a equipe ficou nervosa. “Foi legal, mas como era a primeira vez, foi difícil fazer o desafio, mas a gente fez”, relembra o menino. Ao todo, serão três desafios que os alunos tentarão resolver.
Segundo o professor Stéfano Nesi, a competição traz novas experiências que auxiliarão na vida estudantil. “Eles vêm se dedicando bem aos treinos e às aulas. Estamos entusiasmados. Espero que seja uma grande competição, além de proporcionar a construção de habilidades sociais como empatia, responsabilidade e iniciativa na execução de tarefas”, comentou o professor.