quarta-feira, 29 maio, 2024
Ultimas noticias

Equilibrar maternidade e empreendedorismo: 8 dicas essenciais

Conciliar esse momento tão feliz e também tão trabalhoso na vida da mulher, a maternidade, e o trabalho, é um grande desafio para milhares de brasileiras. Ainda mais quando falamos de mulheres que empreendem. Ter um bebê para educar, e um negócio para gerir, é um desafio que requer habilidades de gestão do tempo, organização e resiliência.

 

Segundo a empresária  Sophia Utnick-Brennan, à medida que mais mulheres assumem o papel de empreendedoras, muitas estão buscando maneiras de conciliar o cuidado dos filhos com o desenvolvimento de seus negócios. “Este equilíbrio delicado exige estratégias inteligentes e uma abordagem flexível para garantir que ambos os aspectos da vida recebam a atenção necessária. Sem prejudicar nem a vida pessoal, nem a profissional”, afirma Sophia.

 

Ela compartilha 8 dicas para ajudar as empreendedoras que passam por esse momento.

 

  1. Estabeleça uma rotina eficiente:

Crie horários flexíveis que permitam dedicar tempo tanto ao trabalho quanto à família. “Defina prioridades claras e identifique os momentos do dia em que você pode ser mais produtiva para maximizar o tempo disponível e reduzir o estresse”, destaca Utnick.

 

  1. Aprenda a delegar tarefas: 

Contrate ajuda doméstica, terceirize tarefas não tão essenciais nos negócios ou divida responsabilidades com o(a) parceiro(a). “Ao compartilhar as responsabilidades, você pode liberar tempo e energia para se concentrar no crescimento do seu negócio e no bem-estar da sua família”, pondera a profissional.

 

  1. Crie uma rede de apoio:

Amigos, familiares, colegas de trabalho e grupos de mães empreendedoras podem oferecer suporte emocional, compartilhar experiências e fornecer recursos úteis. Conecte-se com outras mulheres que estão passando pela mesma jornada para encontrar conforto, conselhos e inspiração para enfrentar os desafios com confiança.

 

  1. Mantenha uma mentalidade flexível:

Esteja preparada para ajustar suas expectativas e planos conforme necessário e esteja aberta para novas soluções e oportunidades que possam surgir. “Ao ser flexível e adaptável, você pode lidar melhor com os desafios e aproveitar ao máximo as oportunidades que se apresentam ao longo do caminho”, pondera a empresária.

 

  1. Planeje o seu tempo com antecedência:

Tenha um planejamento semanal ou mensal das suas atividades, tanto na empresa quanto em casa, para definir suas prioridades, delegar tarefas e evitar imprevistos.

 

  1. Estabeleça limites entre trabalho e família

Tenha espaços físicos e mentais separados para o trabalho e a família, evitando levar preocupações de um para o outro.

 

  1. Saiba fazer pausas

Além de empreendedora e mãe, você é um indivíduo. E precisa de tempo para si mesma. “Quando possível, pelo menos semanalmente, encontre um momento para pensar além da família e profissão. Faça as unhas, os cabelos, leia um livro, saia com as amigas, assista um filme ou tome um café sozinha em algum lugar que você goste. Não deixe de lado sua individualidade”, aconselha a especialista.

 

  1. Cuide da sua saúde e bem-estar: 

Reserve tempo para cuidar de si mesma fisicamente, incluindo alimentação saudável, exercícios físicos e descanso adequado. Corra, caminhe, faça atividades físicas em casa. Prepare boas refeições ricas em frutas, vegetais e nutrientes. Se precisar, tire um dia para cozinhar e congele porções. Se nutra para ter energia para viver esse momento tão especial da sua vida.

 

Conciliar maternidade e empreendedorismo é desafiador, mas com planejamento cuidadoso, apoio adequado e uma mentalidade flexível, é possível criar uma vida equilibrada e bem-sucedida, onde você pode prosperar tanto como mãe quanto como empreendedora.

 

Colaboração: Sophia Utnick Brennan (MF Press Global)

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis