Publicação serve como guia para reconhecimento das PANCs (Crédito: Reprodução)
Que tal promover uma caçada ao tesouro no quintal de casa? É isso que propõe o livro infantil “O tesouro do meu avô”, disponível para download no site da Epagri. A intenção da publicação é resgatar o conhecimento sobre plantas tradicionais, que hoje são chamadas de plantas alimentícias não convencionais (PANCs), e incentivar o seu uso de forma segura. Serve também como um guia para adultos e crianças reconhecerem corretamente as plantas comestíveis.
Utilidade para professores e outros profissionais
A obra mostra as principais características e usos de diversas PANCs, que geralmente estão disponíveis próximas dos locais onde as pessoas vivem e não são usadas por falta de conhecimento. Para ajudar a identificar as plantas, o livro é fartamente ilustrado com fotos e desenhos feitos pela artista Daniela Vaz.
O livro tem como autores Argeu Vanz, Cristina Ramos Callegari e Altamiro Morais Matos Filho, todos profissionais da Epagri. Eles esperam que a publicação seja útil aos professores de ciências do ensino fundamental e outros educadores, nutricionistas e demais profissionais de saúde, técnicos da extensão da Epagri e aos agentes comunitários que trabalham com crianças em comunidades urbanas e rurais, entre outros.
“Existem vários tipos de tesouros: ouro, prata, joias enterradas em baús, mas estes tesouros são apenas acessórios. O anel precisa do dedo, o colar do pescoço, a coroa, da cabeça e assim por diante. O corpo é essencial, e essas plantas nos ajudam a manter o corpo saudável; por isso, são um verdadeiro tesouro. E este tesouro, para aproveitá-lo precisamos conhecê-lo”, destaca um dos parágrafos da publicação. A obra ressalta também a importância que as mulheres têm na transmissão deste conhecimento.
Clique aqui para baixar o arquivo PDF do livro.
Fonte: Agência Catarinense de Notícias