O curso de Engenharia de Computação do Campus de Araranguá, representado pelo aluno Mateus M. Sodré, participou da primeira reunião de alinhamento de um projeto inovador, que envolve a colaboração estratégica com os departamentos de Engenharia Elétrica (EEL) e Informática e Estatística (INE) da UFSC.
O discente Mateus está envolvido na elaboração de um modelo teste de microchip, cujo desenvolvimento foi realizado integralmente na UFSC.
Este protótipo será fabricado na renomada empresa TSMC, em Taiwan, no final deste ano. O projeto representa um avanço crucial, pois prepara os estudantes para o design e a verificação de microchips em escala industrial, alinhando-os com as demandas do mercado global e colocando a Engenharia de Computação da UFSC Araranguá no seleto grupo de verificadores de microchip.
Habilitando a UFSC Araranguá em Tecnologia de Microchips
Outro feito notável foi alcançado pelo aluno Eduardo Zambotto, também da Engenharia de Computação.
O discente executou com sucesso todo o fluxo de projeto para o desenvolvimento de um microchip utilizando standard cells IBM 180nm. O dispositivo consiste em uma Unidade Lógica Aritmética (ULA) de 1 bit e um acumulador de 1 bit, interligados. Esse sucesso técnico é um marco importantíssimo, pois capacita o campus da UFSC Araranguá a desenvolver microchips com essa tecnologia de ponta, abrindo novas fronteiras para pesquisa e desenvolvimento.
Ambos os projetos contam com a orientação e o expertise dos professores do Departamento de Computação (DEC), Ney Laert Vilar Calazans e Rodrigo Vinícius Mendonça Pereira, demonstrando a forte integração entre pesquisa e ensino em nossa instituição. Para a concretização dessas inovações, os alunos aplicaram conceitos avançados de programação, circuitos digitais e circuitos elétricos, entre outros, evidenciando a robustez de nossa formação.
Essas conquistas não apenas celebram o talento de nossos alunos e a dedicação de nossa equipe, mas também consolidam a posição da UFSC Araranguá como um polo de excelência no desenvolvimento tecnológico nacional.