Com o objetivo de construir uma referência nacional na educação de jovens e adultos por meio da avaliação de competência, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também poderá ser utilizado como forma de certificação de conclusão do ensino médio. A alternativa pode ser feita por alunos acima de 18 anos que não concluíram a escolaridade adequada.
O interessados devem demostrar o interesse já no ato de inscrição e procurar a Unidade Descentralizada (UD) ou a Casa do Professor Ilda Cole. “Enquanto Educação de Jovens e Adultos (EJA) a nossa escola está comprometida com a divulgação das políticas públicas. Obtendo a conclusão do ensino médio através do Enem, os içarenses poderão dar sequência aos seus estudos com cursos técnicos, universidade e outros, melhorando assim sua qualidade de vida”, coloca a coordenadora da UD Celma Biudes.
Para validar o processo o participante além de possuir idade necessária deve atingir no mínimo 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 na redação.
Como se inscrever no Enem
Os interessados devem se inscrever pelo site do dia 9 a 20 de maio. A taxa é de R$ 68, porém alguns estudantes são automaticamente isentos do pagamento e outros ainda podem pedir isenção. Além disto, membros de famílias de baixa renda podem pedir o não pagamento preenchendo um formulário socioeconômico de declaração de carência.
Colaboração: Imprensa PMI