A quantidade de novas câmeras de vídeomonitoramento em Içara, assim como os locais onde devem ser instaladas serão definidos nesta terça-feira, dia 7, durante encontro entre os membros dos poderes Executivo e Legislativo, além de representantes de entidades na Câmara Municipal, a partir das 19 horas. “Estamos convidando todas as entidades para que possamos além de tudo, definirmos a forma de captação de recursos”, destaca o presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Içara, Celso da Silva.
Ele explica que o projeto que está sendo implantado em Içara tem como modelo o utilizado na cidade de Cocal do Sul. “Em Cocal do Sul fizeram e deu certo. Tudo que é bom deve ser copiado. É o que estamos fazendo. Em Cocal praticamente se faz videomonitoramento de quase toda a cidade e Araranguá também já começou a implantar e está surtindo efeito”, ressalta.
Ainda de acordo com o presidente do Conseg, a ideia é que essas novas câmeras de videomonitoramento sejam implantadas tanto na área central quanto nos bairros. “Vila Nova, Presidente Vargas, Esplanada, enfim, há uma série de localidades que devem receber essas câmeras, em especial aquelas onde há registro maior de ocorrências e que também são pontos de fuga dos bandidos”, apresenta.
O secretário de Planejamento de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, indica que está sendo elaborado um projeto com aproximadamente 120 câmeras para serem instaladas em todo o município. “Queremos avançar nesta terça-feira, oficializar a quantidade e os locais que abrigarão os equipamentos, para que no dia 23 possamos fazer outro encontro para então finalizarmos todas as questões financeiras”, detalha.
Especial Jornal Gazeta/Foto: Daniel Búrigo