sábado, 25 maio, 2024
Ultimas noticias

Encontro da “Quinta do Chá” na Unesc abordará o uso e os benefícios da espinheira-santa

Roda de conversa é promovida pela primeira vez na Instituição e está aberta para toda a comunidade

Para resgatar a cultura tradicional por meio da utilização responsável da fitoterapia, os cursos de Farmácia e Ciências Biológicas da Unesc realizam nesta quinta-feira (18/04), o evento intitulado ‘Quinta do Chá’. O encontro iniciará às 14h, no campus da Unesc, bloco O, sala 01.

Durante o evento, será abordada a espécie de planta Monteverdia ilicifolia, popularmente conhecida como espinheira-santa, um símbolo do estado de Santa Catarina. A oportunidade proporcionará uma ampliação do conhecimento sobre os aspectos taxonômicos, etnobotânicos, terapêuticos e agroecológicos da erva.

Desenvolvido pela equipe do Grupo de Extensão e Pesquisa em Assistência Farmacêutica (Gepaf), o projeto é coordenado pela professora da Unesc, Angela Erna Rossato. O convite se estende a todos os interessados em plantas medicinais, inclusive membros da comunidade local, profissionais de saúde, pacientes das Clínicas Integradas, professores, colaboradores e estudantes da Universidade.

O projeto de Extensão tem como meta fomentar o uso correto de plantas medicinais e incentivar a prática do autocuidado por meio da partilha de conhecimentos. A fitoterapia oferece suporte para a implementação das práticas na Atenção Básica, ao mesmo tempo em que prepara os estudantes para atuarem profissionalmente nas áreas afins.

Sobre a Quinta do Chá

Em 2020, teve início a “Quinta do Chá”, um projeto de Extensão conduzido pelo Gepaf/Unesc. O programa é desenvolvido em colaboração com a secretaria de saúde, agricultura e meio ambiente do município de Urussanga e está na 4ª edição.

A metodologia inicia com um diagnóstico local, no qual são identificadas as práticas de prescrição, os pontos de vista sobre o tema e elaborada uma lista de plantas medicinais específicas para cada município.

 

Colaboração: Agecom Unesc 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis