Em comemoração ao mês da mulher a Secretaria de Saúde de Içara junto ao Programa Municipal DST/HIV/AIDS e Departamento de Fomentos e Atividades Inclusivas (Fai), promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 30, o Encontro da Mulher, no salão da Igreja Matriz São Donato. Destinado ao público feminino, a psicóloga e coordenadora do Programa DST/HIV/AIDS e Hepatites virais, Samira Abdenur, informa que a proposta foi reforçar a importância e o fortalecimento do sistema de saúde no desenvolvimento de programas e ações integradas de promoção e atenção a saúde sexual das mulheres e a defesa dos seus direitos.
“Geralmente as mulheres que recebemos em nosso serviço possuem problemas relacionados à sexualidade, autoestima e autoimagem. Precisamos desconstruir algumas crenças tipo, o sexo é somente para procriar, o outro é mais importante do que eu, e a mulher é sexo frágil. Se faz necessário construir uma nova postura mental com relação à autoimagem da mulher para que ela tenha uma vida melhor em todos os sentidos”, acredita Samira.
O evento teve início com o personal trainer e professor de dança, Tiago Duarte da Rosa, que falou para em torno de 500 mulheres – Já experimentou acreditar em você? Tente … você não faz idéia do que é capaz. O ponto alto da programação foi a palestra sobre Sensualidade e AutoEstima Feminina, com a sexóloga Rita Rostirolla.
“Eventos como estes são muito importantes e sempre agrega um excelente público”, coloca o secretário, Lauro Nogueira, que está se despedindo da Secretaria de Saúde momentaneamente. O vice- prefeito Sandro Serafin, colocou que a mulher é o alicerce da família. “Se ela não está bem, acaba adoecendo toda a família, afinal ela é a base de tudo”, pontua.
Na oportunidade, a primeira dama Ceneli Freitas Gastaldon reforçou sobre o engajamento da população na construção da Casa Rosa idealizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara. “A partir da próxima semana as profissionais da Rede iniciam as visitas para explicar a população sobre a adesão na fatura da conta de energia elétrica. Não se trata de um projeto somente da Rede Feminina, mas sim de toda a cidade para todas as mulheres de Içara”, considera.
Na oportunidade, houve momentos de descontração como um desfile de lingerie, apresentação de pole dance e também entrega de um mimo especial como recordação.
Colaboração: Imprensa PMI