sábado, 25 maio, 2024
Ultimas noticias

Empregos formais: região tem o melhor saldo mensal desde fevereiro de 2022

Foto: Divulgação

Com 1.426 novas vagas em fevereiro deste ano, somadas às 798 de janeiro, Região Carbonífera chega a 2.224 postos de trabalho adicionados no primeiro bimestre

 

 

O bom desempenho do país e de Santa Catarina na geração de empregos formais em fevereiro reflete-se também na Região Carbonífera. Considerando os 12 municípios, foram adicionadas 1.426 vagas com carteira assinada, o melhor saldo mensal desde os 1.578 postos de trabalho alcançados no mês de fevereiro de 2022.

 

Com os empregos acrescentados em fevereiro deste ano, somados aos 798 de janeiro, a Região Carbonífera chegou a 2.224 novas vagas no primeiro bimestre. Esse desempenho praticamente compensa o saldo negativo registrado em dezembro de 2023, considerando os 12 municípios que compõem a região (-2.259, com os ajustes).

 

“Todos os municípios da Amrec obtiveram resultados positivos com relação à geração de empregos nas três bases de comparação, sendo o comparativo realizado frente ao mês anterior; mesmo mês do ano anterior e, por último, no acumulado do ano. Importante ressaltar que a mesorregião Sul Catarinense (2.594) e Santa Catarina (26.367) fecharam com resultados positivos também”, aponta o economista Alison Fiuza.

 

No primeiro bimestre do ano, Santa Catarina registrou 52.193 novos postos de trabalho e a mesorregião Sul Catarinense, 4.839.

 

Fiuza e o também economista Leonardo Alonso Rodrigues elaboram mensalmente o Boletim do Emprego Formal, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O boletim é disponibilizado pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic) a seus associados.

 

Municípios

Entre os municípios da Região Carbonífera, a liderança na geração de empregos em fevereiro ficou com Criciúma, que obteve saldo líquido positivo de 452 novas vagas, bem acima do mesmo mês do ano anterior (176), mas menor do que os obtidos entre 2020 e 2022.

 

No acumulado do ano, o resultado já soma 676 novos empregos, que também é superior ao mesmo período do ano anterior (214).

 

Setores

Com exceção do comércio para o Sul Catarinense em especial, e na agropecuária em Criciúma (-3), no acumulado do ano todos os setores e nas três principais bases de comparação registraram resultados positivos.

 

Os setores que mais se destacaram foram serviços e indústria, marcando resultados já no acumulado deste ano em 428 e 233 novos postos de trabalho no município de Criciúma, respectivamente.

 

Estoque

A Região Carbonífera registrou crescimento de 0,93% no estoque de empregos formais em fevereiro, o Sul Catarinense avançou 0,82% e Santa Catarina teve variação de 1,06%.  No Brasil, o incremento foi de 0,67%.

 

Com isso, a Amrec marca participação de 6,16% e 48,58% no estoque total de empregos no Estado e na mesorregião Sul, respectivamente, com 154.897 vagas ocupadas.

 

“Dando continuidade ao ocorrido no primeiro mês do ano, fevereiro de 2024 trouxe também números positivos no mercado de trabalho formal. Esses números refletem o crescimento já registrado da economia catarinense neste início de ano também”, avalia Rodrigues.

 

“Exemplo disso é que, em janeiro de 2024, em relação a janeiro de 2023, Santa Catarina registrou crescimento de 4,1% em sua atividade econômica, obteve crescimento de 6,3% na produção industrial, crescimento de 10,2% no setor de serviços, com o turismo crescendo 3% e o comércio avançando 1,2%”, acrescenta.

 

Rede de Talentos

O aquecimento do mercado de trabalho formal é percebido também pela movimentação da Rede de Talentos da Acic. Em março, 3.197 vagas foram anunciadas na plataforma e 1.435 currículos cadastrados.

 

No período, a Rede de Talentos registrou 118.734 acessos, de profissionais em busca de uma oportunidade de emprego e de empresas dispostas a contratar novos colaboradores.

 

Colaboração: Comunicação Acic 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis