domingo, 14 julho, 2024
Ultimas noticias

Em visita a Içara, Casan anuncia ações para solucionar crise no abastecimento de água

Foto: Divulgação

Prefeita Dalvania Cardoso havia ido a Florianópolis reclamar ações emergenciais para acabar com o problema

 

O problema da falta de água está com os dias contados em Içara. Essa foi a promessa do presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Edson Moritz, em visita ao município nesta quinta-feira, dia 18. O gestor atendeu ao chamado da prefeita Dalvania Cardoso e, ao se deparar com o cenário local, anunciou investimentos para solucionar a crise.

“Fomos até a sede da Casan na semana passada para levarmos as reclamações dos moradores que vivem sofrendo com a falta de água. A realidade é que a Casan arrecada em Içara muito mais do que investe. Apresentamos esse levantamento e cobramos respostas para enfim encontrarmos uma solução”, explica Dalvania.

Após essa visita, o presidente se comprometeu a vir até o município, onde apresentou um plano emergencial para ser colocado em prática no curto prazo. Entre as ações previstas, está a perfuração de dois novos poços artesianos, a ampliação da rede de abastecimento em diversos bairros, a substituição para uma tubulação com maior diâmetro – permitindo maior vazão de água -, a construção de dois novos reservatórios e a ampliação de outros dois.

“Também estamos preparando R$ 3 milhões de recursos para fazermos uma revisão da rede de distribuição, para que tenha um melhor desempenho. O planejamento está feito, agora cabe a nós acompanharmos a execução visando a melhor velocidade e qualidade possível”, cita Moritz.

O presidente da Casan, ainda, anunciou novos investimentos para a malha viária da cidade, nos locais onde os trabalhos da companhia comprometeram o asfalto. Para agilizar os serviços, as equipes de trabalho serão reforçadas com a contratação de mais profissionais. Outra medida será a realização de um estudo social para ajudar as famílias que não possuem caixa d’água para o armazenamento de água em casa.

“São ações extremamente emergenciais, que devem ser colocadas em prática a até, no máximo, o final de fevereiro. Sobre os novos reservatórios, a promessa foi de que as obras serão concluídas até junho desse ano. Entre eles está o de Ausentes, com capacidade para 3 milhões de litros, que será inaugurado em breve”, destaca a prefeita.

A Casan irá debater com o Serviço Autônomo Municipal de Abastecimento de Água e Esgoto (Samae) de Balneário Rincão a possiblidade de parte da comunidade de Urussanga Velha passar a ser abastecida pelo município vizinho. Por outro lado, o bairro Rio Acima receberá uma ampliação da rede de tubulações.

“A Casan assumiu o abastecimento de água em Içara em 2014, e essa foi a primeira vez em que o presidente esteve aqui. Foram reuniões muito produtivas, com vários encaminhamentos importantes. Agora, vamos fiscalizar de perto o cumprimento do plano, para que os prazos, metas e investimentos sejam cumpridos à risca”, finaliza Dalvania.

Colaboração: Prefeitura de Içara/Comunicação

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis