De acordo com o cronograma pré-definido a partir de outubro, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), iniciará o monitoramento semanal da balneabilidade dos 238 pontos do programa com aumento de frequência das coletas em 82 pontos.
Às segundas e terças-feiras, será realizada a primeira coleta da semana em todos os 238 pontos monitorados pelo Instituto. Nas quartas-feiras, ocorrerá a segunda coleta em pontos distribuídos em Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Balneário Camboriú (Praia Central) e a Rota Norte Florianópolis.
Já nas quintas-feiras, será a vez da segunda coleta em pontos distribuídos em Itajaí, Penha, Navegantes, Governador Celso Ramos, e repetição da coleta em Balneário Camboriú (10 pontos da Praia Central) e na Rota Norte Florianópolis (26 pontos de Jurerê, Canasvieiras e Ingleses) que terão três coletas semanais.
O laboratório do IMA realizará a emissão de relatórios às quartas-feiras (referente à primeira coleta de todos 238 pontos), às quintas-feiras (relatório somando os resultados referentes à segunda coleta realizada na quarta-feira) e às sextas-feiras, o relatório fechando o balanço da semana com os resultados da quinta-feira.
Informações no site
No site, as informações serão atualizadas automaticamente e todo cidadão poderá acompanhar as datas das últimas coletas e os resultados mais atualizados do ponto do seu interesse ao clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa. O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.
Às sextas-feiras, a assessoria de comunicação do IMA continuará divulgando o release com o balanço da semana consolidado.
Ampliação das coletas
A presidente do IMA, Sheila Meirelles, pontua que, na última temporada a pedido do governador Jorginho Mello e por meio de um Termo de Cooperação com outras instituições do estado, o IMA atuou fortemente na ampliação das coletas de balneabilidade conquistando recorde em número de análises entre novembro de 2023 e março de 2024, somando mais de 7.000 análises realizadas. “Somos os maiores em número de análises durante a temporada em relação aos outros estados brasileiros, e com o início do monitoramento semanal e aumento da frequência das análises nos pontos mais suscetíveis a mudança de propriedade já a partir de outubro, poderemos refletir melhor as condições ambientais desses pontos e repetir a dinâmica exitosa do monitoramento realizado na última temporada”, explica a presidente do IMA, Sheila Meirelles.