Os eleitores que pretendem votar na próxima eleição em outubro e precisam regularizar o título, têm até a próxima quarta-feira, dia 9 de maio, para resolver suas pendências. Este é o prazo limite fixado pela Justiça Eleitoral para que os eleitores solicitem a inscrição, atualização ou emissão do documento.
O Cartório Eleitoral de Içara realizará atendimento especial na segunda, terça, e quarta-feira com expediente das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia. “Optamos por começar o atendimento já durante a manhã dando oportunidade para que muitos eleitores se regularizem, reduzindo a movimentação intensa que haverá durante a tarde”, justifica explica o chefe do Cartório Eleitoral de Içara, Marcos Moraes.
Quem não providenciar o alistamento ou regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral dentro do prazo, para ficar apto a votar, acabará impedido de participar do pleito de outubro. E quem não realizar a alteração do domicílio eleitoral até quarta-feira continuará votando no mesmo local da eleição anterior.
Cadastramento biométrico
Desde o último ano, o Cartório Eleitoral vem realizando o cadastramento biométrico para os eleitores de Içara e de Balneário Rincão, mesmo que não seja obrigatório para o pleito deste ano. A ideia foi antecipar os trabalhos e a ação já surtiu efeito, passando dos 30% do eleitorado apto. E diante disso, a escolha de deputados, senadores, governador e presidente acontecerá de duas formas nessas cidades.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Içara, quem não tem biometria nessas duas cidades continuará votando da mesma forma como vem ocorrendo nos últimos anos. Já quem tem a biometria efetuada votará com a necessidade da marca digital no sistema, para confirmar que se trata do respectivo eleitor.
Especial Jornal Gazeta


















