Home Educação Professores e auxiliares de sala podem se inscrever em formação sobre autismo...

Professores e auxiliares de sala podem se inscrever em formação sobre autismo em Içara

55

A Prefeitura de Içara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, firmou uma parceria com a Organização Neurodiversa Pelos Direitos dos Autistas (ONDA AUTISMO). Com apoio do Instituto Autismos e da UNIASSELVI, será ofertado o projeto AutismoS Presente. A ideia é capacitar os professores e auxiliares de sala, da rede municipal e estadual de ensino, para receber e incluir os alunos com autismo na educação. As formações serão ministradas por profissionais voluntários de várias especialidades e as inscrições para os professores e auxiliares já estão abertas nos links:

Matutino: https://forms.gle/AkbqJcfMsQtTLSFc8

Vespertino: https://forms.gle/E9gWXZYRZ1x2mkis7

Ao todo, serão 20h de formação, em seis encontros, divididos em dois turnos. A expectativa é receber até 140 profissionais por dia de encontro. Hoje a rede municipal de ensino de Içara conta com 7 mil alunos, destes, 80 estudantes contam com diagnóstico para Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Instituto Autismos já formou mais de 35 mil profissionais e vai ofertar formações continuadas de forma gratuita e certificada para Içara. “Com o diagnóstico adequando e informações sobre o assunto, estamos identificando um número cada vez maior de casos nas unidades escolares do nosso município. Precisamos nos preparar para esta nova realidade e oferecer qualidade de vida a estes alunos e seus familiares”, pontua a coordenadora da Educação Especial do município, Ana Satie Takayama.

A certificação e as apostilas são feitas pela UNIASSELVI. Instituição de ensino superior, que oferta mais de 300 cursos de graduação, pós-graduação e técnicos nas modalidades presencial e a distância.

A parceria foi assinada na tarde desta terça-feira, dia 20, na Prefeitura Municipal. “Sabemos que o processo é demorado, mas já estivemos mais distantes. Capacitações como esta são essenciais.  A educação especial é uma das nossas prioridades”, conclui a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

Conheça o Instituto Autismos:

O instituto é formado por voluntárias independentes, com o objetivo de realizar e promover projetos relacionados à formação, à sensibilização e à conscientização do TEA de forma participativa e educacional.

Conheça a organização ONDA AUTISMO:

Entidade de caráter social com a concepção a diferença e o discernimento no ato de planejar e executar ações, cuja finalidade é o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas autistas. Tem como missão prestar um serviço de excelência em defesa dos direitos, no cumprimento da Lei 12.764/12 e no fomento das políticas públicas visando proporcionar maior segurança e bem-estar aos autistas.

Colaboração: Departamento de Comunicação PMI