Home Educação Escola Quintino Rizzieri de Içara inova no ensino híbrido

Escola Quintino Rizzieri de Içara inova no ensino híbrido

123

A EMEF Quintino Rizzieri oferece, há 42 anos, ensino de qualidade. Com aproximadamente 800 estudantes no Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, a equipe precisou se adequar ao novo modelo de ensino devido à pandemia e, junto da comunidade, assumiu o compromisso do ensino híbrido, conforme as orientações da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.

Neste contexto, a unidade escolar está atendendo em três modalidades: ensino híbrido (presencial e remoto), total remoto e material impresso (para os estudantes que não possuem internet), de forma escalonada. “O espaço físico da escola também precisou passar por adequações e foi organizado para atender as diretrizes sanitárias estabelecidas pelo PLANCON 2021”, explicou a diretora Eliane Magdalena.

As professoras de Ciências e Geografia, Renata Duarte Borges e Denize Souza Ribeiro Miguel, respectivamente, assim como toda a equipe docente, buscaram inovar nas disciplinas. O mundo encantador das Ciências deixa Renata orgulhosa por levar aos alunos conhecimento, a exemplo das práticas sobre as transformações da matéria, feitas com os nonos anos; e a a montagem de circuitos elétricos, junto dos oitavos anos.

As aulas também tomam um novo formato com a interação dos componentes curriculares de Geografia, onde os estudantes retomaram os conteúdos sobre pontos cardeais e orientação, e assimilaram novos conceitos sobre magnetismo. Segundo Denize, os componentes curriculares devem dialogar entre si “para que os estudantes se apropriem do conhecimento, desenvolvendo as habilidades e competências estabelecidas pela BNCC”. “Acreditamos na força do conhecimento, pois é pela informação que o ser humano consegue enfrentar as situações adversas”, emendou a professora Renata.

Na escola Quintino Rizzieri são disponibilizados ambientes de estudos como o ginásio coberto, quadra de esportes, biblioteca, auditório, sala de Educação Física, de Arte e de Ciências. E para que as aulas presenciais retomem o experienciar do conhecimento, a escola está se organizando com agendamento e sanitização após o uso dos ambientes.

Colaboração: Prefeitura Municipal de Içara