Educação de Içara realiza formação continuada para elaboração das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental II

Professores de todas as áreas de ensino estão participando dos encontros

 

 

Os professores dos anos finais do Ensino Fundamental de Içara iniciaram nesta quarta-feira, dia 8, a formação continuada para a elaboração coletiva das Diretrizes Curriculares. Em um total de nove encontro, os docentes de todas as áreas estarão reunidos, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para construírem o documento que norteará os conteúdos repassados em sala de aula a partir do próximo ano letivo.

 

Na abertura da formação, os 40 profissionais envolvidos assistiram a uma palestra do pedagogo Antônio Serafim Pereira, doutor em Educação, com o tema ‘Currículo e educação: possibilidades e desafios’. Os encontros integrarão aprofundamento teórico, leitura, discussão e socialização de experiências exitosas dos professores e gestores. Com reuniões mensais e uma carga horária de 36 horas, o curso iniciou em abril e está previsto para se encerrar em outubro.

 

“Vamos criar Diretrizes Curriculares próprias, pensadas na realidade do aluno içarense, de acordo com a nossa identidade. Hoje, há um documento base para o Brasil inteiro. Iremos aproximar a BNCC com os componentes que julgamos importantes para os estudantes do município”, explica o coordenador pedagógico dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Içara, Ismael Dagostin.

 

Geografia, História e Ciências são áreas que os professores poderão explorar conteúdos voltados à realidade local. “Conhecer a história de Içara, a nossa biodiversidade, e os aspectos geográficos regionais, são imprescindíveis. Vamos passar a explorar isso no currículo, trazendo esse contexto local aos nossos alunos”, completa Dagostin.

 

A formação continuada para a elaboração das Diretrizes Curriculares iniciou em 2022, com a Educação Infantil, e continuou no ano passado, com os anos iniciais do Ensino Fundamental. “Desde o início da jornada escolar do estudante, até o final do 9º ano, quando estará pronto para ir ao Ensino Médio, as nossas unidades estarão preparando-os uniformemente. Esse é o conceito de equidade em sala de aula que tanto pregamos”, observa a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia do Governo de Içara, Nerilda Felisberto.

 

Colaboração: Decom PMI 

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