Vidro, papel, metal e plástico. Materiais comuns ao dia a dia de todos, e que muitas vezes vão parar no lixo comum. Com a implantação de cinco ecopontos no Balneário Rincão, e com a mudança de hábitos da comunidade, mais de 6,5 toneladas de resíduos já foram encaminhados para a reciclagem somente em janeiro. Além de colaborar com o meio ambiente, a iniciativa traz economia para as contas públicas, já que menos lixo é depositado nos aterros sanitários.
Desde o início do projeto, a equipe do Departamento de Meio Ambiente tem verificado uma melhora na separação dos resíduos, o que representa uma aceitação da iniciativa por parte da população. “Esses pontos têm uma função também educativa, das pessoas saberem que naqueles lugares elas podem depositar os materiais e que eles irão para o destino correto. Aderir à separação ajuda o Município, que economiza com aterro sanitário, o meio ambiente e a sociedade como um todo”, explica o engenheiro ambiental Paulo Amboni.
O projeto do ecoponto é uma parceria da Secretaria de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente com a empresa Eco Vidros, de Morro da Fumaça. De acordo com o gerente geral da empresa, Paulo César Floriano, 68% dos materiais são colocados nos tonéis correspondentes, um número significativo para um projeto em fase inicial. “Não se consegue de uma hora pra outra mudar o comportamento, mas a melhora é constante e positiva”, avalia. Os restos de alimentos, fraldas e demais materiais não recicláveis devem ser descartados no lixo doméstico, ou ainda nas lixeiras na orla do Município.
Os ecopontos foram instalados no final de dezembro, em cinco locais. Os tonéis, doados pela empresa Anjo Química, de Criciúma, ficam no Posto Beer (Avenida Leoberto Leal), passarela de acesso ao Posto 1 (beira-mar), passarela de acesso à Arena do Praião (final do Calçadão da Rua Paraná), em frente ao Verdão (beira-mar) e no acesso à Arena do Suíço da Zona Sul (beira-mar). O próximo passo é colocar ecopontos em todas as escolas de Balneário Rincão, estimulando ainda mais a discussão sobre o lixo, a destinação correta e a reciclagem. O recolhimento dos materiais recicláveis é feito periodicamente pela Eco Vidros.
Colaboração: Imprensa PMBR