A partir do dia 10 de março, trabalhadores com contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderão sacar os valores que nos últimos anos estiveram em posse da Caixa Econômica Federal. Economista especializado em economia pessoal, Jorge Antônio Marcelino orienta como as pessoas devem aplicar o dinheiro, para que possa ter um destino realmente útil. Somente em Içara, são 12.807 trabalhadores beneficiados.
Marcelino, que é professor na Unesc, salienta que, antes de investir o dinheiro, o trabalhador deve elencar suas prioridades. “Sentar com a família, fazer uma lista, elencar o que realmente é importante e o que não é. Depois, dormir, relaxar e no dia seguinte observar esta lista novamente. E ver se realmente é aquilo. Tudo deve ser feito sem pressa e de forma bem pensada”, orienta.
O profissional lembra que em cada família há uma necessidade, mas uma prioridade que sempre deve ser considerada é quitar dívidas. “A primeira coisa que a gente recomenda é o pagamento da dívida monetária, como empréstimos, cartão de crédito, cheque especial. Isso porque os juros são muito altos e você deve eliminar esta dívida o quanto antes. Não adianta investir em outra coisa e manter esses valores, porque dificilmente algo vai render tanto a ponto de saldar esses juros.”, coloca o economista.
Especial Jornal Gazeta
















