quinta-feira, 28 março, 2024
Ultimas noticias

Tomate uva oportuniza produção durante todo o ano

Há mais de cinco anos, Adair Budny e sua esposa, Joicy, resolveram mudar a sua forma de trabalho na agricultura. Moradores da comunidade de Santa Cruz, zona rural de Içara, desde então eles realizam produção de tomates. Mas não se trata do tipo comum, que encontramos em diversas propriedades. É uma espécie diferenciada: a grape ou simplesmente tomate uva, caracterizada por ser menor e mais adocicada.

“Uma grande vantagem desse tipo é que a gente consegue trabalhar o ano inteiro, independente de ser chuva, sol, vento. Muitas vezes perdia-se a produção e muitos dias de trabalho por causa de chuva. Agora não, agora a gente sabe que de segunda a sexta-feira estamos trabalhando, ninguém perde dia, porque a produção é feita em estufa”, explica o produtor.

Hoje o agricultor realiza o comércio de seu produto para toda a região, inclusive chegando a mercados de Florianópolis. “Até então, a região mais próxima que eu conheço que produzia era no Paraná, por aqui realmente não tinha. O que tem por aqui é o tomate tipo cereja, mas que tem bastante diferença quanto ao tipo uva”, compara.

Budny possui quatro estufas para a produção desses tomates, mas conta que, assim como qualquer negócio, os primeiros meses não foram fáceis. “Nos dois primeiros anos perdi quase tudo. Não tinha o jeito para plantar. Fui aprendendo como deveria fazer com o tempo, fazendo testes, até chegar do jeito que está hoje. Mesmo melhorando bastante, acredito que ainda possa melhorar mais para chegar ao que realmente é o ideal”, relata.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis