sexta-feira, 29 março, 2024
Ultimas noticias

Produtores de melancia devem colher 12 toneladas por hectare

Além das temperaturas mais altas e das movimentações rumo ao litoral, a chegada da primavera/verão também incentiva o consumo de frutas. E entre as produções da época está a melancia, cuja safra deste ano deve ser positiva em Içara, conforme projeção dos produtores.

“A perspectiva para o plantio neste momento é boa, com uma produtividade média de 12 mil quilos por hectare. Com este tempo, da forma como vem se comportando, a ideia é que se mantenha esta média de produção. Houve um período de muita seca, mas com o pouco de chuva que deu nos últimos tempos, ajudou em uma recuperação”, explica o engenheiro agrônomo da Epagri, Luiz Fernando Búrigo Coan.

Entre os agricultores que se dedicam a essa cultura está Júnior Cardoso, do Campo Mãe Luzia. Ele trabalha em conjunto com a família em quatro hectares no limite entre os municípios de Içara e de Araranguá. A plantação nesta área foi de oito mil pés da fruta. “Estamos com a previsão de que vamos fechar a safra com a colheita de 30 toneladas por hectare, porque o tempo ajudou”, ressalta o produtor.

Ele comenta que dividiu o plantio de sua área em duas etapas. Em cerca de um hectare e meio, plantou mais cedo, com a colheita já acontecendo no mês de novembro, para conseguir um preço melhor pelo produto. Já no restante da área, a plantação aconteceu no período tradicional, com a colheita iniciando este mês e devendo seguir até janeiro.

A melancia não está entre as principais culturas do município, até porque precisa de um tipo de solo específico, formado basicamente por areia. Entretanto, há uma grande área de cultivo. De acordo com informações da Epagri, são 50 hectares de plantio da fruta na cidade.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis