Home Economia Governo do Estado avança na criação de protocolos para eventos testes em...

Governo do Estado avança na criação de protocolos para eventos testes em SC

48

O Grupo de Trabalho (GT) que discute a retomada de eventos no Estado teve mais uma reunião nesta semana para avançar nas tratativas sobre a realização de eventos testes. Uma proposta detalhada de quatro atividades, com as medidas sanitárias aplicáveis a cada uma, foi encaminhada para análise de especialistas da Saúde. O comitê é formado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Secretaria de Estado da Saúde e representantes de entidades do segmento.

Além da realização de um congresso, um evento cultural, uma feira e um jantar, será incluída nos testes uma atividade esportiva, promovida pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), que também participou da reunião desta quarta. Outro avanço importante foi o anúncio de que Santur está finalizando a contratação da ferramenta de rastreamento que será disponibilizada para monitorar a participação de público nesses eventos. As medidas atendem à determinação do governador Carlos Moisés de viabilizar atividades econômicas com respeito às regras para prevenção da disseminação da Covid-19.

“Para a próxima reunião do GT planejamos trazer um representante da empresa contratada para explanar sobre o funcionamento da ferramenta e sanar dúvidas. Também estamos discutindo com a Saúde sobre o acesso à base de dados para o monitoramento”, antecipou o assessor especial da Santur, Renê Meneses.

Sobre a data dos eventos-testes, o grupo sinalizou a possibilidade de realizá-los entre julho e agosto, dependendo do panorama da pandemia no Estado. “Além de protocolos para cada tipo de evento, vamos sempre levar em conta o cenário da pandemia, para no momento oportuno avançar na retomada dos eventos do estado com segurança”, frisou a diretora da Vigilância Sanitária, Lucélia Kryckyj.

A participação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no GT está sendo articulada. O objetivo é que a instituição colabore com a metodologia de monitoramento e avaliação de todas as etapas das atividades – antes, durante e depois.

Das entidades, estavam representadas na reunião a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-SC), Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape-SC), União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), Federação dos Convention & Visitors Bureau de Santa Catarina, Floripa Convention/Fortur, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC), Senac, Fecomércio-SC e Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo).

Colaboração: Assessoria de Imprensa Santur