sábado, 25 maio, 2024
Ultimas noticias

Eclipse lunar penumbral poderá ser visto do Parque Astronômico de Criciúma

Fenômeno acontecerá durante a madrugada da próxima segunda-feira (25)

O Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² preparou uma programação especial para a observação da última Lua cheia de março, durante a madrugada da próxima segunda-feira (25). Ao longo da noite, será possível admirar o eclipse lunar penumbral de maneira gratuita, por meio dos quatro telescópios do parque localizado no Morro Cechinel, em Criciúma. As atividades iniciarão às 23h de domingo (24), com uma palestra sobre como o fenômeno acontece e as maneiras de observá-lo.

 

 

A partir da 0h, acontecerá o I Encontro de Telescópios do Parque Astronômico. Segundo a gerente administrativa do Parque Astronômico Municipal, Andreia Zomer, os visitantes poderão levar telescópios e binóculos para observar o fenômeno com seus próprios equipamentos. “Todos estão convidados a levarem seus telescópios e binóculos para o parque. Lá, poderão contar com dicas sobre manuseio, limpeza e cuidados com os equipamentos. Esse será mais um grande evento gratuito, que certamente ficará marcado na memória de todos e, principalmente, na história do parque”, explicou.

 

A observação do eclipse nos telescópios do parque acontecerá ao longo da madrugada de segunda-feira (25), a partir da 1h. Durante o evento, serão exibidas sessões no planetário digital e visitas na Central de Informações, que possui uma coleção de rochas, fósseis e meteoritos, astrofotografias e uma maquete invertida do Sistema Solar. Os visitantes, poderão levar, ainda, cadeiras de praia, tapetes, chá, café e chimarrão para contemplar o fenômeno ao longo da noite.

 

“Temos o objetivo de tornar o Parque Astronômico de Criciúma cada vez mais conhecido e frequentado por todos. Queremos atrair os apaixonados por astronomia e encantar os que ainda não tem muita afinidade com o tema. Eventos como esse, em horários diferenciados, nos permite reunir a população, possibilitando, assim, mais oportunidades para os criciumenses e pessoas de outras regiões, para que comecem a frequentar o nosso espaço”, ressaltou a gerente.

 

Sobre o eclipse lunar penumbral

De acordo com a professora e coordenadora dos Clubes de Astronomia da Secretaria Municipal de Educação, Vanessa Medeiros, o eclipse lunar penumbral acontece quando a superfície da Lua é inteiramente ou parcialmente ocultada pela sombra da Terra, ao se posicionar entre a Lua e o Sol. “O eclipse que ocorrerá na madrugada do dia 25 de março será do tipo penumbral, ou seja, quando a Lua passa por uma região da Terra chamada penumbra. Como resultado, o brilho da Lua é reduzido, ao receber menos luz do Sol, formando o fenômeno”, contou.

Sobre o Parque Astronômico Municipal

Localizado no alto do Morro Cechinel, o Parque Astronômico Municipal Albert Einsten E=mc² foi inaugurado no dia 6 de janeiro de 2023. O local é aberto todos os dias, das 9h às 21h, e conta com práticas de observação gratuita nos telescópios, realizadas de quinta-feira a domingo, das 20h às 21h. As sessões no planetário ocorrem de quinta-feira a domingo, às 15h, 17h e 19h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-0400 ou pelo Instagram @parqueastronomicocriciuma.

 

Colaboração: Decom Criciúma 

Foto: Arquivo/Decom

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis