No próximo dia 2 começa mais uma edição do Campeonato Içarense de Futebol. E como um bom apaixonado por esta importante competição, a qual considero como a minha copa do mundo, gosto muito de analisar os números. E algo que acredito ser interessante para uma competição, é que ela tenha um ranking.
Infelizmente, os dados históricos do Campeonato Içarense é algo que se quer existe. Aliás, até mesmo os dados mais recentes, nem a própria organização do campeonato têm. Infelizmente, muito da história se perdeu no meio do caminho, lamentavelmente, devido a falta de zelo por quem efetua sua organização – não falo apenas de uma gestão.
Mas, nos últimos dias passei a me dedicar bastante no resgate dos resultados das últimas cinco edições do Campeonato Içarense e consegui. Resgatei os resultados e com isso montei a classificação final de cada edição com base nas regras da respectiva temporada. Ressalto que este é o recorte exatamente do período que a competição vem sendo organizada pela Fundação Municipal de Cultura e Esportes de Içara.
Antes mesmo de resgatar todas as classificações finais das últimas cinco edições, formulei métodos de pontuação. E a partir do resgate, então montei o ranking, que passo a apresentar a vocês, meus caros leitores, abaixo.
A pontuação que escolhi para o ranking estabelece 20 pontos para o campeão, 15 pontos para o vice-campeão, 13 pontos para o terceiro colocado e 11 pontos para o quarto colocado. A partir de agora, cada pontuação terá decrescido um ponto, indo, portanto, até ao 14º colocado, que recebe um ponto. Lembro, também, que foram considerados apenas os resultados da categoria Titular (2013 a 2016), que era tida como a principal quando havia também a disputa pelo título no Aspirante.
Lembro, no entanto, que nessas cinco edições, o máximo de times participantes foi de 11 plantéis, portanto a menor pontuação em uma única temporada foi de quatro pontos. Já para a edição 2018, está prevista a participação de 13 equipes.
Diante disso, o Ranking do Campeonato Içarense ficou da seguinte forma:
1º AER São José (Vila São José) – 77 pontos
2º AA Vila Nova (Vila Nova) – 65 pontos
3º Esplanada EC (Esplanada) – 49 pontos
4º GE Barão do Rio Branco (Aurora) – 47 pontos
5º Jaguara EC (Primeiro de Maio) – 44 pontos
6º EC Presidente Vargas (Presidente Vargas) – 41 pontos
7º Jaqueline EC (Jaqueline) – 38 pontos
8º AA Presidente Vargas (Presidente Vargas) – 31 pontos
9º AE Barracão (Barracão) – 21 pontos
10º AC Atlético Içarense (Centro) – 21 pontos
11º Real Içara EC (Centro) – 20 pontos
12º EC União do Sul (Raichaski) – 19 pontos
13º Juventus FC (Aurora) – 18 pontos
14º AER Caiçara (Centro) – 8 pontos
15º EC Demboski (Demboski) – 5 pontos
16º Villareal (Vila Nova) – 4 pontos
Por ora era isso.
Agradeço a todos pela leitura.
Lucas Heckler – Cronista esportivo e acadêmico de Educação Física
Facebook.com/BlogLucasHeckler
Facebook.com/lucasheckler
Instagram.com/lucasheckler
lucasgheckler@gmail.com