Santa Catarina se prepara para receber um convite único à nostalgia e às raízes culturais dos descendentes italianos. O documentário “La Bella Polenta – História e Cultura por trás do prato da Nonna” estreia em duas datas especiais, reunindo sabores, histórias e memórias afetivas que perpetuam a tradição da polenta no Sul do Estado.
Produzido pela Performance Comunicação, de Araranguá-SC, e viabilizado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura- FCC e pelo Governo de Santa Catarina, o curta-metragem tem como carro-chefe o prato que se tornou símbolo da herança cultural italiana nas famílias de Nova Veneza, Urussanga, Siderópolis e todo Sul de Santa Catarina. O vinho Goethe de Urussanga, típico, raro e único, também faz parte do enredo.
Datas e Locais:
Pré-estreia: 11 de dezembro, às 17h, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis (Sala das Comissões 01).
Estreia oficial: 18 de dezembro, às 18h, no Palazzo Delle Acque, em Nova Veneza, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura de Nova Veneza.
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Uma produção que emociona
O documentário não é apenas sobre comida. É sobre histórias. Desde o som da colher de pau encontrando a panela de ferro até as festas comunitárias que revivem o lendário “tombo da polenta”, cada cena celebra a força das tradições transmitidas pelas nonnas e nonnos, verdadeiros mestres do sabor.
Com uma narrativa poética e imagens deslumbrantes, La Bella Polenta explora a relação entre a gastronomia e o patrimônio cultural imaterial de Santa Catarina, conectando o público às origens da colonização italiana e aos cenários encantadores das festas típicas da região.
O evento de pré-estreia conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por proposição do deputado estadual Tiago Zilli, que levou ao parlamento catarinense a rica produção do Sul do estado. “É muito importante que o estado inteiro conheça e se encante com a gastronomia típica oferecida no Sul do estado e visite a nossa região que é linda por natureza e que valoriza a história e cultura”, afirmou o parlamentar.
Sobre o documentário
“La Bella Polenta – História e Cultura por Trás do Prato da Nonna” é mais do que um resgate histórico; é um convite para celebrar a vida através do sabor e das memórias de um povo. Uma obra que enaltece o que é ser catarinense e italiano ao mesmo tempo, com muito orgulho, fé e sabor.
A direção-geral e roteiro é do jornalista Saulo Pithan e a direção de fotografia de Robert Dias, com montagem e edição de Endryo Carvalho. Na ficha técnica tem ainda Fernanda Brandolt assinando a direção de produção, Carla Feyh na produção-executiva, Rilari Santos, na assistência e áudio, o cinegrafista David Cardoso e a narração envolvente de Karem Suyam. A publicitária Sabrina Lima e o diretor de arte Jonatan Gonçalves são os responsáveis pela campanha de divulgação do curta-metragem.
Para mais informações, entrevistas ou acesso antecipado às imagens do documentário, entre em contato com nossa assessoria de imprensa.