quinta-feira, 18 setembro, 2025
Ultimas noticias

Documentário detalha festa açoriana em Içara

Quarenta horas de filmagens se transformaram em 30 minutos de um documentário que detalha os três dias da 20ª Festa da Cultura Açoriana realizada em Içara, entre os dias 8 e 10 de novembro de 2013. O áudio visual foi lançado na noite de quarta-feira, dia 13, na sede da Cooperaliança.

“O documentário, muito bem elaborado,vai contribuir para que os momentos do 20º Açor permaneça na memória de todos nós, pois conta a história de um povo que ajudou a colonizar nossa cidade e consequentemente descreve uma parte importante da história de Içara”,  destaca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, acrescentando que o Açor trouxe a Içara um momento especial “onde todos se envolveram para dar certo. Parabéns às secretarias, FAI, Núcleo Açoriano e Fundação Cultural”, finaliza.

Durante os três dias de evento Içara se tornou um pedaço da ilha dos açores. O município foi palco de feira cultural, apresentações artísticas, encontro das bandeiras, cantorias do divino, mastro de São Sebastião, gastronomia típica, desfile das delegações, decoração temática, exposições e mostra de vídeos. A cidade ainda apresentou durante o Açor, para aproximadamente 18 mil pessoas, o artesanato, o folclore, a religiosidade e a cultura que os açorianos deixaram como legado.

A presidente da Fundação Cultural deIçara, Eliana Jucoski Monteiro destaca que o documentário é uma forma de registro e resgate da história. “Este material faz parte do resgate de nossa história e que o trabalho não fique neste documentário. Que ele seja levado ao maior número de pessoas”, assinalou Eliana que na oportunidade entregou à representante da secretaria de Educação, Vanderleia Pizzetti Nunes, cópias do documentário para serem distribuídos nas escolas municipais.

O coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos da Ufsc, Joi Cletison Alves, lembrou os premiados içarenses com o Troféu Açorianidade/2014 ressaltando que este registro se fez pelo excelente trabalho da escritora Elza de Mello, que recebeu o Troféu Ilha Graciosa, na categoria pesquisadora; e Joelson Cardoso, coordenador do Grupo Folclórico Reis do Oriente, agraciado com o Troféu Ilha Terceira, categoria Grupo Folclórico, e pelo que Içara mostrou durante a edição. “Os premiados de Içara são mais que merecedores por manter a cultura açoriana viva. Agradeço a eles por este trabalho, Prefeitura que assumiu a parceria para realizar a festa e a toda população içarense”. Joi também fez a entrega oficial de um relatório do evento e do documentário.

Também participaram do lançamento o prefeito do Balneário Rincão, Décio Góes, A escritora Elza de Mello; Joelson Cardoso; a primeira dama e presidente da FAI, Ceneli Freitas Gastaldon; o presidente da Associação Cultural Açoriana de Içara, Jorgemar Fernandes; e a Rainha e segunda princesa do 20º Açor, Ana Carla Figueira e Marina Cabreira, respectivamente.

A 21ª edição da festividade aconteceentre os dias 22 e 24 de agosto, em Florianópolis. O evento contará com a participação de 27 municípios, 51 instituições do litoral de Santa Catarina, além dos trabalhos de 15 escolas da rede municipal que aderiam o projeto do núcleo de Estudos Açorianos. Para os três dias de festa estão programadas 48 apresentações folclóricas e dois shows musicais. 

 

Colaboração: Imprensa PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis