Doação salva vida dentro da própria família

Há cinco anos e meio a vida da chefe de padaria, Fernanda Maximiano da Rocha, de 28 anos, mudou completamente. Fernanda comemora junto com sua família o sucesso do transplante de rim que salvou a sua vida, graças a seu irmão mais velho Antônio, de 31 anos. 

Ela descobriu que tinha uma grave doença renal e precisaria de um doador.  “Eu tinha uma forte dor de cabeça, tipo uma enxaqueca que não curava nunca. Após passar por vários médicos, um deles diagnosticou que eu estava com menos de 10% dos meus rins funcionando. A notícia foi dada de uma hora para outra e a partir disso iniciou a correria. Meu irmão fez o exame e graças a Deus deu positivo”, recorda.

Até o transplante se passou um ano, foram dias de internação, uso de medicamentos e até mudança na alimentação. “Eu até teria que fazer hemodiálise, mas por minha teimosia acabei não indo. Sai do meu serviço, parei de estudar tudo isto em função da doença”, conta ela.  

O transplante foi realizado no dia 31 de março de 2010, após seis horas de cirurgia num hospital da cidade de Blumenau. O irmão recebeu alta em cinco dias e Fernanda dez dias após o procedimento.

Fernanda diz ter nascido de novo e com relação à atitude de seu irmão, ela revela que trata-se de um sentimento que não tem explicação.  “Isto acabou unindo mais a gente. Eu já o amava e passei a amar mais ainda”, afirma. 

Antonio por vez, diz que inicialmente teve medo, mas que o amor por sua irmão com certeza falou mais alto. “Meu pensamento era somente de salvá-la”, garante ele que precisou adiar a data de seu casamento devido ao acontecimento.  “Eu faria tudo novamente e incentivo todos a doar, pois é um ato que salva vidas”, finaliza.

SC é destaque nacional na doação de órgãos

Quando se fala em doação de órgãos, Santa Catarina é destaque nacional. O Estado detém o primeiro lugar no ranking de doações no Brasil, com 30,6 doadores efetivos por milhão de população no primeiro semestre deste ano. Assunto que é lembrado entre os dias 21 e 27 deste mês, durante a Semana de Esclarecimento e Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos. A data foi instituída na semana que antecede o Dia Nacional da Doação de Órgãos – 27 de setembro, data estabelecida pela Lei 11.584, de 2007.

De janeiro a junho de 2015, as equipes da SC Transplantes, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), registraram 103 doações – 11 a mais do que no mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses do ano, foram realizados 628 transplantes de órgãos e tecidos no Estado. “O segundo semestre tende a ser ainda melhor que o primeiro. Esperamos um novo recorde até o final deste ano”, observa Joel de Andrade, coordenador estadual do serviço.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis