Discussão sobre ganho real será retomada somente em setembro

A discussão de ganho real aos servidores públicos municipais de Içara está parada no momento. Ela somente retornará no mês de setembro, inclusive com uma reunião já agendada entre representantes da categoria e do município. Os trabalhadores aprovaram a situação em assembleia realizada na noite da última quinta-feira, dia 28, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara e Balneário Rincão (Sindserpi), no bairro Primeiro de Maio, em Içara.

No entanto, a única negociação que fica de fato é quanto ao ganho real. Para outros pontos colocados em pauta, houve o acordo. Conforme a vice-presidente do Sindserpi, Silvia Blissari, entre os casos, está o reajuste salarial de 1,69%, referente à inflação do período, assim como aumento no valor do vale-alimentação.

“O prefeito fez um pedido, afirmou que não haveria possibilidade de conceder um aumento real agora, em virtude de que já está no limite da folha de pagamento. Foi discutido então com os servidores este assunto e acabou sendo acatado, pois ele deixou aberta a possibilidade de voltar a discussão no último quadrimestre do ano, após começar a surtir efeito uma série de ações que estão fazendo para reduzir custos”, aponta Silvia.

Ela explica que, antes de colocar a proposta em votação entre os servidores, o sindicato fez uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) para confirmar se a informação procedia. “Eles confirmaram que de fato Içara está no limite do orçamento em relação ao pagamento de servidores. E dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, não adianta conceder o aumento, porque depois haverá problemas”, pondera.

Silvia avalia as ações empreendidas pelo poder Executivo, com o objetivo de reduzir custos com a folha de pagamento e desta forma, dentro de alguns meses, ter a possibilidade de atender as reivindicações dos servidores. “Observamos que realmente estão sendo realizadas adequações, como segregação de massas, como demissões. E o reflexo dessas ações realizadas desde janeiro deve começar a ser sentido a partir de agosto”, estima.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis