A Diocese de Criciúma vai realizar um estudo diocesano sobre a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). O estudo acontecerá em dois momentos:
• 24 de fevereiro, na Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma.
• 25 de fevereiro, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Maracajá. Ambos encontros terão início às 19h30.
• 25 de fevereiro, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Maracajá. Ambos encontros terão início às 19h30.
O evento será assessorado pelo Padre Jean Poul Hansen, Secretário Nacional da Campanha da Fraternidade na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Campanha da Fraternidade 2025 aborda a temática ambiental com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (Objetivo Geral da CF 2025).
A CF convida ainda a reflexão sobre a urgência de cuidar da nossa Casa Comum, promovendo uma ecologia integral que conecta a fé cristã com a responsabilidade socioambiental. A campanha ocorre em um contexto importante, marcado pelos 10 anos da promulgação da Encíclica Laudato Si’, os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco, padroeiro da ecologia e o Ano da COP-30 no Brasil.
Inspirada por esses marcos e pelos desafios locais, a CF 2025 propõe ações que integram espiritualidade, justiça social e cuidado com o meio ambiente, oferecendo caminhos para uma conversão integral. O Padre Gabriel Manarim Dalmolin, Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Criciúma, destaca a importância do estudo diocesano sobre a Campanha da Fraternidade 2025.
“Este é um momento oportuno para aprofundarmos nossos conhecimentos sobre a temática da ecologia integral e para que possamos, como Diocese de Criciúma, assumir o nosso papel na construção de um mundo mais justo, fraterno e sustentável”, evidencia o sacerdote.
Toda a comunidade é convidada a participar do estudo diocesano sobre a Campanha da Fraternidade de forma gratuita. É uma oportunidade para refletir, aprender e se engajar na promoção de uma ecologia integral.
Coleta Nacional
A iniciativa convida também ao gesto concreto da Campanha da Fraternidade: a doação à Coleta Nacional da Solidariedade que acontecerá no dia 13 de abril de 2024, Domingo de Ramos e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. A coleta fortalece os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade, que colaboram com centenas de projetos sociais por todo o Brasil, sempre ligados ao tema de cada ano.
Colaboração: Comunicação Diocese de Criciúma