A Solene Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, que conduziu o rito com grande alegria. O momento teve início com a apresentação dos candidatos ao diaconato, uma ocasião significativa conduzida pelo Padre Antônio da Silva Miguel Júnior, Vigário Geral da Diocese de Criciúma e atual Reitor do Seminário Teológico Bom Pastor. Em sua fala, o padre destacou a dignidade e o testemunho de vida cristã dos seminaristas, que estavam prestes a serem ordenados para a missão de servir à Igreja e aos irmãos.
Durante a sua homilia, Dom Jacinto destacou a importância do serviço, lembrando aos futuros diáconos que, assim como Jesus Cristo se entregou por amor à humanidade, eles também são chamados a viver o amor incondicional em seu ministério. “O diaconato é um sinal claro de serviço, que se fundamenta no amor de Cristo, aquele que não veio para ser servido, mas para servir. É no exemplo de Jesus, que se abaixa para lavar os pés de seus discípulos, que vocês, futuros diáconos, encontrarão a verdadeira missão: servir aos outros com humildade, dedicação e amor”, disse o prelado.
O rito seguiu com um momento de profunda devoção, quando os seminaristas se prostraram diante do altar durante a Ladainha de Todos os Santos, pedindo a intercessão dos santos na sua caminhada. O ponto culminante da cerimônia ocorreu com a imposição das mãos do Bispo Dom Jacinto, momento em que os seminaristas receberam o sacramento. Esse gesto simboliza a transmissão da graça do Espírito Santo e o envio para o serviço pastoral. Após a imposição das mãos, os novos diáconos receberam a estola diaconal e a dalmática, vestimentas litúrgicas que simbolizam a nova função a que estão sendo chamados dentro da Igreja.
Por fim, os diáconos receberam o Livro dos Evangelhos das mãos do Bispo, um sinal de sua responsabilidade de proclamar e viver a Palavra de Deus em seu ministério. A cerimônia foi encerrada com uma acolhida calorosa e os novos diáconos foram saudados por todos os presentes, que expressaram sua alegria e apoio ao novo momento vivido pelos jovens.
Para o próximo ano, conforme já anunciado na última transferência, cada um dos futuros diáconos vivenciará uma missão na diocese. Eduardo Borges Viana atuará na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Urussanga. O diácono Guilherme Menegazi Barbosa estará em missão na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Criciúma. O jovem Mateus Spézia de Oliveira segue na Paróquia São Sebastião, em Praia Grande. A missão de Junior Sangaletti de March será na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Criciúma, e o jovem Marcos Aurélio Mazuroski servirá na Basílica Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus e na Paróquia São Miguel Arcanjo, ambas em Içara.
Saiba mais sobre os cinco novos diáconos:
O diácono Eduardo Borges Viana nasceu na cidade de Içara, em 1998. Filho de Cristiano Réus Viana e Lucineia Borges, é irmão de Edvan e Sabrina. Sua iniciação cristã se deu na comunidade do Campo Mãe Luzia, que tem como padroeira Santa Luzia, pertencente à Paróquia São Miguel Arcanjo. Em 2013, mudou-se para a comunidade Jardim Silvana que tem como padroeira a Mãe Peregrina, pertencente à Paróquia São Donato, em Içara. No ano de 2015, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza. De 2017 até o ano de 2019, estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque. No ano seguinte, iniciou os estudos em Teologia, no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis, onde permaneceu até 2023. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias São José Operário, instalada na cidade de Blumenau, e Nossa Senhora Do Rosário, na cidade de Gaspar. O diácono realizou trabalhos pastorais ainda na Paróquia do Sagrado Coração, em São José; na Paróquia São João Evangelista, em Biguaçu e na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Criciúma, onde também fez seu estágio pastoral no ano de 2024.
O diácono Guilherme Menegazzi Barbosa nasceu na cidade de Urussanga, em 1998. Filho de Reginaldo Machado Barbosa e Sandra Menegazzi Barbosa, é irmão de Marina. Sua iniciação cristã se deu na comunidade Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga. Em 2016, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza. De 2017 até o ano de 2019, estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque. Em 2020, realizou um ano de Estágio Pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Maracajá. No ano seguinte, iniciou os estudos em Teologia, no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis, onde permaneceu até 2024. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias: Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Gaspar, e Catedral São Paulo Apóstolo, na comunidade São Francisco de Assis, em Blumenau. O diácono realizou trabalhos pastorais ainda na Paróquia Sagrado Coração, em São José, e na Paróquia Santo Agostinho, em Criciúma.
O diácono Junior Sangaletti De March nasceu na cidade de Siderópolis, em 1999. Filho de Neri De March e Fabiana Sangaletti De March, é irmão de Julia. Deu seus primeiros passos na fé na comunidade de Montanhão, pertencente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Siderópolis. No ano de 2014, ingressou no Instituto São Pio X da Ordem dos Orionitas, onde cursou seu primeiro ano de seminário. Em 2015, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, onde residiu até 2017, cursando as etapas de Seminário Menor e Propedêutico. No ano de 2018 ingressou no Seminário Filosófico de Santa Catarina (SEFISC), onde residiu até 2020 e cursou Filosofia na Faculdade São Luiz. No ano de 2021 ingressou no Seminário Teológico Bom Pastor, onde residiu até 2024, cursando Teologia na Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC). Durante este período fez uma pós-graduação MBA em Administração e Gestão Hospitalar. Sua experiência Pastoral durante a etapa formativa reúne passagem pelas Paróquias de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Blumenau; Senhor Bom Jesus, em Camboriú; Senhor Bom Jesus de Nazaré, em Palhoça; Nossa Senhora de Fátima, em Criciúma e Nossa Senhora Auxiliadora, em Balneário Gaivota.
O diácono Marcos Aurélio Mazuroski nasceu na cidade de Curitiba, em 1982. Filho de Edevaldo Mazuroski e Rosita Ramos Mazuroski (in memoriam), é irmão de Daniela. Sua vivência cristã se deu nas Paróquias Santuário São Francisco de Assis, São Lucas e Santuário Nossa Senhora do Carmo. De 2015 até o ano de 2018, estudou Filosofia, em Curitiba. Em seguida, iniciou os estudos em Teologia, pela Faculdade São João Paulo II e atualmente é acadêmico de Pedagogia pela Faculdade Trilógica Nossa Senhora de Todos os Povos. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens por diversas paróquias. Dedicou-se por vários anos a uma obra de evangelização e de assistência social que assistia pessoas e famílias em vulnerabilidade. Como seminarista, atuou ainda em diversas frentes pastorais e nos últimos anos tem auxiliado o Bispo Diocesano.
O diácono Matheus Spézia de Oliveira nasceu na cidade de Jaraguá do Sul, em 1996. Filho de Luiz Carlos de Oliveira e Maria de Lourdes Spézia de Oliveira, é irmão de Rafael e Talita. Sua iniciação cristã se deu nas comunidades Nossa Senhora Rainha da Paz e São Sebastião, pertencentes à Paróquia São Sebastião, de Jaraguá do Sul. Em 2015, ingressou no Seminário São José, em Rio Negrinho. De 2016 até o ano de 2018, estudou Filosofia na Faculdade São Luiz, residindo no Convento Sagrado Coração de Jesus, em Brusque. No ano seguinte, em 2019, residiu no Instituto Dehon, Postulantado Coração de Jesus, em Barretos/SP. Em 2020, iniciou os estudos em Teologia no Seminário Teológico Mãe de Jesus, em Florianópolis, e os concluiu no Seminário Teológico Bom Pastor, na mesma cidade, no ano de 2023. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias Cristo Rei e Santo Antônio de Pádua, em Rio Negrinho; Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento; São Luiz Gonzaga, em Brusque; Catedral Diocesana do Divino Espírito Santo, em Barretos/SP; São Vicente de Paulo, em Luiz Alves; Santo Antônio, em Blumenau e Nossa Senhora Aparecida, em Içara. Atualmente, Matheus desenvolve sua síntese vocacional na Paróquia São Sebastião, em Praia Grande.
Colaboração : Tiago Clezar