A Câmara de Vereadores de Içara devolveu aos cofres do município R$ 300 mil em maio. O valor refere-se às sobras do duodécimo equivalente ao primeiro quadrimestre do ano, apuradas diante das ações e medidas de controle de gastos e gestão realizados pela Mesa Diretora e demais integrantes da Casa. À época, o presidente do Legislativo, Alex Michels, explicou que a devolução de forma antecipada dos valores tinha o intuito de que a prefeitura direcionasse a verba para a saúde.
Conforme a secretária da pasta, Jaqueline dos Santos, foi exatamente esse o destino do dinheiro. E seu uso possibilitou a realização de consultas em diferentes especialidades médicas, como cardiologia, endocrinologia, neurologia, além de procedimentos como ultrassons, endoscopias e cateterismos.
“Nos meses de julho e agosto, nós vamos estar reduzindo consideravelmente, senão zerando, várias das nossas filas. Foram agendados pela nossa equipe diversos procedimentos, até pelo próprio dinheiro destinado da Câmara de Vereadores. Estamos num mutirão de catarata, que zerou a nossa fila”, informa.
Segundo a secretária, esses serviços já iniciaram no mês de julho e tiveram outros aportes. “Isso foi possível com aquele valor passado pelo Legislativo e mais o montante de recursos próprios. Assim acabamos com essas filas que já tínhamos há algum tempo. Nos casos de alta e média complexidade, que são de responsabilidade do Estado, a demanda é muito grande e a oferta não consegue cobrir. Então, ia demorar um pouco mais, se o município não oferecesse o serviço”, afirma.
Especial Jornal Gazeta