Mesmo com a derrota em Içara por 55,72% dos votos e em Santa Catarina com 64,59%, a presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita neste domingo, dia 26, e impediu a virada do senador mineiro Aécio Neves (PSDB).
Por volta da 21h25, com 99,62% das urnas apuradas, Dilma tinha 51,60% dos votos e Aécio, 48,40%. A diferença de votos era de 3 milhões. Essa foi a menor diferença de votos em um segundo turno desde a redemocratização.
Com a vitória, o Partido dos Trabalhadores vai para o quarto mandato seguido e deverá completar 16 anos à frente do governo federal.
Primeira mulher a presidir o país, a petista liderou a votação no primeiro turno, mas passou a maior parte da campanha do segundo turno em situação de empate técnico com Aécio nas pesquisas de intenção de voto.
É a quarta derrota seguida que o PT impõe aos tucanos nas eleições presidenciais. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma venceram José Serra – duas vezes — e Geraldo Alckmin nas eleições de 2002, 2006 e 2010.
Com Dilma, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) também foi reeleito. Os dois tomarão posse do novo mandato em 1º de janeiro de 2015.
Redação Içara News/Foto: Roberto Stuckert Filho



















