Foi lançada nesta quinta-feira (2), em Içara, a programação oficial do Mês do Meio Ambiente. Entre as ações está o Prêmio Içara Sustentável e o projeto Recicla Escola, uma parceria com a empresa içarense Eskimó.
Na ocasião, também foi assinado o convênio entre o Administração Municipal, Satc e Amrec para a elaboração de estudos técnicos e diagnóstico socioambiental sobre as faixas de preservação permanente na beira de rios, córregos, lagos e lagoas nas áreas urbanas consolidadas a partir da lei federal 14.285/2021. O ato oficial contou com a presença do diretor administrativo e financeiro da Satc, Márcio Zanuz, e do diretor executivo da Amrec, Nelson da Silva.
“Sabemos da importância desta lei que altera o Código Florestal Brasileiro. Para que possa haver o equilíbrio entre o crescimento e o meio ambiente é preciso estudar, planejar, para que se respeite o meio ambiente, mas que também não se impeça o progresso da cidade”, disse a prefeita Dalvania Cardoso.
De acordo com o diretor superintendente da Fundai, Ibanez Zanette, os estudos já iniciaram. “Teoricamente, a partir da assinatura do convênio, que ocorreu ontem, os estudos já iniciaram. Nos próximos dois meses serão montadas as equipes multidisciplinares. Acreditamos que em 10 meses o diagnóstico esteja finalizado e, assim, encaminharemos ao Ministério Publico, Conselho Municipal de Meio ambiente e Câmara de Vereadores para a aprovação da Lei. Nosso objetivo é estar com tudo pronto em, no máximo, um ano”, explicou ressaltando a importância dos cuidados com o meio ambiente: “A gente vive em um planeta onde ele dá muito para a gente, mas precisamos aprender a entender o que nos é dado e respeitar”.
Alexandra Cavaler – Redação Içara News