terça-feira, 13 janeiro, 2026
Ultimas noticias

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

O colesterol é uma substância necessária ao organismo e faz parte da estrutura de várias células do corpo, inclusive na origem da vitamina D, hormônios esteroides e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras da alimentação.

O excesso de colesterol ocorre por fatores genéticos e alimentares. Em nosso organismo, 70% do colesterol no sangue vem do fígado e 30% da dieta. Depois de passar pela circulação sanguínea, o colesterol precisa ser removido novamente pelo fígado para formar bile. Os níveis de colesterol no sangue dependem, portanto, principalmente da capacidade do fígado em removê-lo. Isso varia de pessoa para pessoa.

O colesterol no sangue circula ligado a lipoproteínas chamadas de colesterol bom (HDL) e de colesterol ruim (LDL). O excesso de LDL é que está ligado às doenças cardíacas. O HDL, no entanto, protege destas patologias.

– Colesterol alto pode ser familiar?

Sim, mas o importante é saber se a pessoa tem o colesterol alto de família ou porque ela abusa na alimentação. O colesterol familiar é o maior vilão, pois começa na infância e pode causar infarto precoce. É a chamada hipercolesterolemia familiar ou HF.

– Pessoas magras podem ter colesterol alto?

É importante saber que ter excesso de peso não significa ter colesterol alto. Pessoas magras também têm colesterol alto. Isso porque os níveis de colesterol no sangue dependem muito mais da taxa de remoção do colesterol pelo fígado, que é genética. Se você tem um parente de primeiro grau (por exemplo: pai, mãe, irmãos) com colesterol alto, sua chance de ter colesterol alto é maior.

O estilo de vida é muito importante na redução do risco de infarto e AVC. Evitar o sedentarismo, evitar comer alimentos com gordura saturadas (frituras, carnes à milanesa, batata frita, salsicha, salaminho, bacon, chocolate, bebidas achocolatadas, biscoitos, tortas industrializadas, leite integral, leite condensado, queijos amarelos, creme de leite, receitas com creme de leite, sorvete e pudim), aumentar consumo de fibras e castanhas e evitar fumar são medidas importantes a serem seguidas.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis