Dia Mundial de Luta contra a AIDS é abordado no legislativo içarense

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado em primeiro de dezembro, foi abordado na Câmara Municipal de Içara. O espaço do horário político desta terça-feira foi cedido para a Pastoral da AIDS e ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretária Municipal de Saúde de Içara.  Conforme o Padre Jonas Emerim Velho, a Pastoral da AIDS está presente no Estado de Santa Catarina em três dioceses Florianópolis, Caçador e Criciúma. Sendo que no Sul iniciou os trabalhos em 2015.

A Pastoral vem marcando a presença da Igreja Católica junto às pessoas que contraíram o vírus HIV. “A Pastoral da AIDS responde à demanda específica da presença dos cristãos católicos junto aos aidéticos. A igreja compreende como sua as alegrias, tristezas, esperanças e os sofrimentos da humanidade”, comentou o Padre Jonas Velho. Segundo ele a igreja católica cuida de aproximadamente 25% dos aidéticos do mundo.

“A gente trabalha muito com o cuidado daqueles que infelizmente contraíram o HIV. Padres, leigos, congregações religiosas que se empenham no cuidado desses nossos irmãos que precisam do nosso apoio”, afirmou Velho. A enfermeira da SAE, Graziela Macarini Zuchinalli, informou que a doença é uma epidemia que nesse ano está completando 40 anos, com seus efeitos avassaladores no mundo todo. “Essa data constitui uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão de todos com relação ao vírus como um problema de saúde pública global”, enfatizou Zuchinalli.

De acordo com a enfermeira responsável, Içara possui 615 pacientes em tratamento, mais nem todos os pacientes são moradores do município, porque em virtude do preconceito as pessoas ainda preferem serem encaminhadas para outro município. “Os pacientes de HIV tem o direito de escolher a cidade para realizar o seu tratamento”, disse.  

O município possui dois infectologistas, que realizam consultas periódicas, com todos os exames de controle. São realizados os exames de carga viral que fazem o controle do vírus a cada seis meses e a retirada mensal dos medicamentos pelo SAE. “Todo o tratamento antirretroviral é disponibilizado pelo município, o medicamento é via Ministério da Saúde, pois o tratamento é disponibilizado apenas pelo SUS”, completou Zuchinalli.

“A data é importante para conscientizar e alerta à população sobre a doença, pois o preconceito e a falta de informação ainda são os principais problemas no combate contra a AIDS”, frisou o requerente da apresentação vereador Adilson Bertan (PP).

Colaboração: André Dal Pont/Câmara Municipal de Içara

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque