segunda-feira, 29 dezembro, 2025
Ultimas noticias

Dia do Trabalhador: Uma vida dedicada à Educação

Uma profissão que forma as demais profissões. Esta é uma das funções do professor. Neste domingo, 1º de maio, quando é comemorado o Dia do Trabalhador, o Jornal Gazeta presta uma homenagem a esses profissionais, estendida às demais áreas de atuação, contando a história da professora de Ciências Ione da Luz, educadora na escola Maria Arlete Bittencourt Lodetti, no bairro Raichaski, em Içara.

Ione tem sua história voltada à educação. Sua mãe já lecionava.  E, aos 16 anos, ela começou sua carreira como docente, que segue até hoje, 32 anos depois. Neste período, além da sala de aula, na educação assumiu também outras importantes funções. Ela foi diretora do Maria da Glória em duas oportunidades. Além disso, em 2008, assumiu a posição de secretária municipal de Educação de Içara.

“Comecei a carreira aos 16 anos, trabalhando com os alunos menores, de três, quatro, cinco e seis anos. Depois de dois anos, fiz um concurso e me efetivei na rede pública municipal. No começo, trabalhava muito no interior, pegando estradas, sendo um período bastante difícil, mas foi pouco tempo”, conta.

Depois de um tempo, com a aposentadoria da mãe, ela assumiu a vaga como professora no Maria Arlete. “Comecei trabalhando de primeira a quarta série. Quando concluí a faculdade, comecei a trabalhar de quinta a oitava série”, detalha. Ione atualmente mora nas proximidades da escola.

Enquanto era diretora do Maria Arlete pela primeira vez, ela teve a sua primeira filha. Devido a dificuldades motoras da menina, precisou se afastar do trabalho para se dedicar à menina. “Foi um período delicado, mas graças a Deus deu tudo certo. Ela fez várias cirurgias, ainda encontra algumas dificuldades, mas está tudo bem”, destaca.

Alguns anos depois de ter saído da direção, voltou ao cargo. “Nessa minha segunda passagem, eu tinha mais experiência. Da primeira vez, saí muito frustrada, porque não conseguia fazer algumas coisas. Na segunda passagem, então, consegui lidar melhor com isso e fazer um trabalho melhor”, avalia.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis