Nesta quinta-feira, dia 2, é celebrado o Dia dos Fiéis Falecidos, mais conhecido como Dia de Finados. A origem da data remete ao século II, quando os cristãos começaram a rezar pelos falecidos e visitar os túmulos. Na liturgia da Igreja Católica, a semana é marcada ainda pelo Dia de Todos os Santos, que enaltece os homens e mulheres que viveram com o coração voltado a Jesus Cristo. Por isso, as paróquias e santuários da Diocese de Criciúma realizam uma programação de missas para celebrar a vida daqueles que já cumpriram sua missão terrena.
Para o Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Jonas Emerim Velho, a saudade daqueles que já se foram é algo presente na vida de muitos, mas não deve ser a essência dessa ausência. “A morte é um acontecimento inevitável, porém, é uma mera consequência do nosso pecado. Em Cristo, Deus toma sobre si os nossos pecados e suas consequências. Desta forma, a morte se torna uma passagem, uma porta para a vida eterna’, explica o presbítero.
Ainda segundo o padre, a data deve servir para que todos reflitam sobre o mistério da morte e suas ações. “Em virtude da data, todos os fiéis são convidados a rezarem aos falecidos, mas também, a pensar em suas ações e na vida que estão construindo, pois, um dia, em Jesus Cristo, que venceu a morte, também iremos ressuscitar”, explica.
Confira os horários da Catedral e dos santuários diocesanos:
Catedral São José
Catedral – 8h
Cemitério São Simão – 9h30
Cemitério Municipal de Criciúma – 10h
Catedral São José
Catedral – 8h
Cemitério São Simão – 9h30
Cemitério Municipal de Criciúma – 10h
Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens
Santuário – 7h15
Cemitério Cruz das Almas – 9h30
Santuário – 12h30
Cemitério Cruz das Almas – 16h
Santuário – 18h15
Santuário Diocesano Sagrado Coração Misericordioso de Jesus
Santuário – 9h
Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio
Santuário – 9h
Colaboração: Assessoria da Diocese