Dia da Água: alunos conhecem nascente em Içara

Um dia para reflexão e discussão da relação do homem com a água. No dia alusivo a preservação da água, uma ação em parceria entre a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), a Cooperativa de Agricultura Familiar (Coopafi) e Empresa Minamel levou aos alunos do oitavo ano da Escola São Rafael a uma visita em uma propriedade para conhecer mais sobre a importância das nascentes.

A visita ocorreu nesta sexta-feira, dia 22, na propriedade da senhora Dalvaci Gabriel, em Vila São Pedro, no interior de Içara. Ao todo 21 alunos puderam conhecer a nascente e entender sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos, além de observar o funcionamento do sistema de irrigação dos alimentos orgânicos. “Essa visita de estudos nos proporciona a conhecer um pouco melhor a importância das nascentes e a necessidade que temos de preservar para contribuir como meio ambiente”, declarou o aluno Mateus de Souza Warmling.

A coordenadora da Escola São Rafael, Néli Marcos de Souza, acredita que foi uma grande oportunidade para a satisfazer a curiosidade das crianças e assim conscientizar a elas no sentido da conservação. “Os alunos tem o poder de aprender e levar seus conhecimentos a diante, por tanto a importância de eles conhecerem os recursos da natureza e se conscientizarem para a questão da preservação”, comentou.

Taynan Toretti, responsável pela coleta seletiva e educação ambiental da Fundai, explicou aos alunos sobre os benefícios oferecidos pelas nascentes e como elas devem ser conservadas. “Se tratando de educação ambiental em todas as datas alusivas a respeito do meio ambiente nós buscamos focar envolver o trabalho junto às escolas por consideramos que é um público viável para que se conscientizem”, colocou.

Conforme Taynan, a visita é uma oportunidade de apresentar a realidade do meio ambiente no município de Içara. “Hoje abordamos os recursos hídricos para mostrar como eles estão, mas não só no dia da água e sim em outros dias alusivos ao meio ambiente buscamos mover ações que procurem fazer as pessoas entender um pouco melhor sobre os recursos naturais”, complementou.

 

Colaboração: Moisés de Souza/Imprensa PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis