As mais de 400 mulheres que compareceram as Estratégias de Saúde da Família (ESF´s) de Içara neste sábado, dia 27, foram recebidas com lanche especial, cuidados com a pele e diversos brindes. O Dia D de prevenção ocorreu em todo o Brasil, com as Unidades abertas das 8h às 17h, contemplando as içarenses que não conseguem ir às unidades de saúde durante a semana.
Ao todo, mais de 400 exames de prevenção ao colo de útero e 150 mamografias foram realizadas. Os cuidados, no entanto, não se restringiram somente aos exames papanicolau e de mama. Avalições bucais e testes rápidos foram realizados, bem como atualização das cadernetas de vacinação.
Segundo a coordenadora de Atenção Básica Iane Savi, a Secretaria este ano optou pelo trabalho preventivo. “Este ano nós fizemos ações diferenciadas nas comunidades. Descentralizamos e nos voltamos muito mais à prevenção a saúde da mulher do que para a coleta dos exames, já que temos o ano todo para realizar esse tipo de exame”, explicou.
“Agradecemos todos os funcionários que estiveram envolvidos e preparam tudo com tanto carinho. A mulher tem que cuidar da saúde durante todo o ano, outubro é um mês que reforçamos o cuidado com a saúde”, completou a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos.
Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI

















