Como forma de despertar a consciência sobre a necessidade de prevenção sobre a epidemia da AIDS e promover uma reflexão da sociedade e órgãos públicos sobre a doença, a Secretaria de Saúde de Içara, por meio do Programa Municipal DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, promove na próxima segunda-feira, dia 1, a primeira caminhada do Dia Mundial na Luta Contra a AIDS.
A ação inicia às 19h com a caminhada saindo em frente ao Paço Ângelo Lodetti e encerrando na igreja Matriz, onde acontecerá a celebração religiosa ministrada pelos Padres Antonio Vander e Eloir Borges. Após a missa haverá a partilha do bolo e em seguida o encerramento com a apresentação do Coral Show Criança Feliz. O tema deste ano é “Aids não tem cura, preconceito tem”.
Atualmente, 470 pacientes virais são assistidos pelo município, sendo que muitos deles já desenvolveram a doença. Além da medicação garantida, esses pacientes dispõem de exames de controle de imunidade, atendimento de médico ginecologista e infectologista, nutricionista, psicóloga, enfermeira, técnica de enfermagem e assistência social e ainda participam de grupos de psicoterapia.
“Hoje o número de pacientes jovens adultos têm subido significativamente, e o número de mulheres infectadas já o mesmo que o de homens. Apesar disso, temos que comemorar a inexistência de crianças infectadas desde que foram iniciados os programas com avanço no controle do pré-natal”, avalia a coordenadora dos Programas Municipais de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Samira Abdenur.
“Lembrando que com o uso de preservativos o risco de transmissão diminui, pois impede a replicação viral”, ressalta o secretário de Saúde, Lauro Nogueira. “Com os testes rápidos de HIV aumentamos de 250 exames mensais para mil, pois com este procedimento conseguimos levar os exames às empresas, eventos e ações promovidas pelas secretarias”, completa a coordenadora.
Colaboração: Imprensa PMI

















